sábado, 28 de janeiro de 2012

India goesa

Ola :)

Venho partilhar as experiencias dos ultimos dias e mais logo espero colocar imagens (neste sitio a net e muito lenta, o normal como ja sabem :P).

Entao e assim, nestes ultimos dias tenho andado perdido nas ruas e achado nas vielas, ou seja, tenho visitado e explorado a Goa dos nossos sonhos. Uma Goa vasta, constituida por casas que misturam a arquitectura portuguesa e indiana e que se assemelham ao estilo colonial portugues no seu esplendor maximo e que podemos ver tanto no interior do estado, onde prosperam as quintas e florestas de coqueiros e bananeiras, como perto das praias onde florescem turistas. O mais importante das casas e que dao abrigo a quase todos, nao se vem muitas pessoas nas ruas a dormir como nos outros cantos da india e devido a religiao catolica estar aqui bem instalada, tambem nao se vem muitas das desigualdades que o hinduismo ou islamismo provocam (em termos da igualdade de genero e por ai fora). Tambem tive oportunidade de visitar as praias e algumas sao de facto muito boas, mas na generalidade sao interessantes apenas.

O que mais me marcou e sem duvida o espirito destas pessoas, dos goeses (e a comida deles eheheh)! Com um sorriso e um ola falam connosco, partilham a vida, os que falam portugues (e ainda sao alguns por estas bandas apesar de estarem a diminuir) fazem questao de falar e sao extremamente hospitaleiros e amigaveis. Sentimo-nos em casa com o calor destas pessoas que sao deveras diferentes do resto da india. Nao que nao sejam hospitaleiros ou amigaveis nos outros locais, mas ha aqui uma qualquer coisa que so aqui existe e se sente: "portugalidade" (nas palavras do Joao Cardiga, um companheiro de viagem, ainda que ha distancia, e tambem ele a realizar uma viagem a volta do mundo).

Esta "portugalidade" esta viva atraves da lingua, da forma das pessoas viverem e se expressarem, nas expressoes faciais e por vezes semelhantes as europeias, na calma com que se vive por oposicao a correria que e nas outras cidades e regioes que tiveram algum tipo de influencia europeu ou outro, enfim, na disponibilidade para uma boa conversa e contar como era antigamente. E estranho ver a lingua portuguesa a desaparecer aqui, da-nos a sensacao de quao importante foi e e a nossa lingua e da impotencia perante documentos, nomes, lojas e tanta coisa com nomes que cada vez menos pessoas conseguem ler ou entender, tudo e passageiro, tudo muda!

Penso que Goa e como uma brisa ligeira numa tarde quente de verao, que nos refresca e deixa relaxados, saciados da sede do mundo. Deixa-nos em paz interna e prontos para enfrentar a noite com um copo de vinho, um qualquer peixe ou carne grelhados e um grupo de amigos proximos!

Dev Bora Koru Mog Asu

1 comentário:

  1. Epa obrigado pela mencao, pelas tuas palavras e pela leitura. E sem duvida que apesar de os caminhos ainda nao terem cruzado tb sinto-te companheiro de viagem. :)

    E mais um excelente texto. Adorei o ultimo paragrafo, uma perfeita descricao de Goa.

    P.S. E nao entendo como nao se faz mais pela lingua portuguesa em Goa...

    ResponderEliminar