quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

Nepal, enfim, Nepal!

Namaste a todos :)

Entrei ha cerca de quase tres horas no Nepal e e impossivel estar mais entusiasmado! A recepcao na fronteira, a forma como as pessoas me trataram e receberam foi das mais calorosas que tive ate agora! Simples, relaxado, eficaz e com um sorriso e vontade de ajudar incriveis! O mesmo se aplica aos locais que me ajudaram a passar a fronteira e entrar no Nepal, estou muito feliz mesmo, como se estivesse em constante explosao de alegria e felicidade e vou-me auto-consumindo sem nunca me consumir de todo, e um sentimento indescritivel de extase e sinceridade que nao sei como transmitir.

Se isto continuar assim, os nepaleses arriscam-se a competir com os iranianos pelo lugar numero de um de hospitalidade e amizade :) Vamos ver como corre ...

Entretanto tenho de deixar umas palavras sobre a India, ate porque hoje lhe disse adeus. Nestes ultimos dias tive a oportunidade de experimentar a India espiritual, parece que a viagem me trouxe mais uma supresa e me permitiu um reencontro com o meu eu espiritual que apesar de sempre presente, as vezes e descurado. Pude fazer meditacao, pude aprender algo mais sobre a minha relacao comigo e com o mundo e acima de tudo, percebi que para sermos nos, sermos plenos, temos de ser inteiros, sermos como somos, com os nossos medos, duvidas e receios mas em vez de os alimentarmos, devemos colocar mais energia nas certezas, nos instintos, nas nossas forcas por forma a superar as limitacoes da nossa persona. Enfim fica mais para outra entrada, mas o pensar positivo e colocarmo-nos inteiramente no que fazemos e a mensagem que quero deixar aqui, pois se nao de que outra forma as coisas podem dar certo ou ser bem feitas? Quanto a India propriamente dita, fico ainda mais feliz com a despedida que tive, em que me disseram para ter cuidado com as pessoas do norte que e onde ha mais noticias de perigo e roubos e afins e tive tudo menos isso. Ajudaram-me, conduziram-me e estiveram presentes quando precisei. Que mais ha a dizer? Apenas que as contradicoes da India existem, a sua complexidade politica e social tambem, mas que a beleza dos sorrisos, a simplicidade de algumas pessoas e a forca enquanto nacao permitem viver esta experiencia a 1000, a 100, parado a correr e por ai fora. Sem duvida para voltar e nao repetir, mas redescobrir tudo o que tiver de ser redescoberto numa constante abertura de mente ao que vier.

Ontem na camioneta de Rishekesh para Banbasa onde cruzei a fronteira (com uma barragem e um rio de agua esbranquicada limpida e calma rodeado de campos a extenderem-se a volta com altas arovres e terras aradas, enfim de uma beleza so vista), parecia que o mundo estava ali comigo, que tudo estava calmo e sereno e que tudo a minha volta fazia sentido, estava como estou agora, com uma confianca profunda nas pessoas que me rodeiam e que se cruzam comigo :) e como me sentia e sinto bem! Respiro fundo e o ceu nao chega para me conter!

Escrevo mais amanha, agora espera-me mais uma viagem de cerca de 10 horas para a cidade onde nasceu o Buda (Sidartha), Lumbini.

Namaste Nepal, Danyavad India :) :) :)



2 comentários:

  1. Muito bem, boas viagens. Estás a fazer o trajeto contrario ao que fiz à um ano atrás. Diverte te e aproveita, é o melhor que levamos da vida.
    Se precisares de alguma dica avisa.
    Abraço
    Jorge Alves

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Viva Jorge, tudo bem??? É verdade, ao fim de sete anos estou finalmente a concretizar o meu sonho, viajar à volta do mundo, e que sonho! Custou, deu luta mas finalmente está a ser concretizado, agora tenho aproveitado e vivido ao máximo, sempre com a máxima energia e pensamento positivo que me têm trazido momentos e pessoas inesquecíveis. Lembro-me de como foi ler a tua viajem com o Rui e a inveja saudável por estarem a concretizar também esse vosso sonho, agora estou também aqui e é fantástico! Obrigado pela ajuda e se puderes dar dicas de trekings interessantes no Nepal agradeço :)

      Abraço e tudo bom! :)

      Eliminar