segunda-feira, 21 de janeiro de 2019

De Buenos Aires a Porto Alegre I (Argentina, Uruguai e Brasil)

Olá a todos,

Após algum tempo sem cá vir aproveito esta energia sul americana para vos vir contar sobre a viagem que eu e a Cami fizemos de Buenos Aires até Porto Alegre passando pelo Uruguai. Sim estamos em Porto Alegre e cá ficaremos umas semanas a recarregar energias e aproveitar o sol e o verão!!! 😂

Nós :)

Após uma semana em que a minha companheira Cami esteve numa imersão de cerâmica pré-colombiana nos Andes argentinos, perto de El Bosón, na incrível região de Rio Villegas, facilitado pelo ceramista Daniel Verniers e a sua companheira Elvia Albornoz que faz tecelagens tradicionais andinas em tear mapuche, apanhei um avião de Lisboa e encontrámo-nos em, ta daaaa, Buenos Aires, a capital do Tango (a par de Montevideo 😅).

Cerâmica produzida pela Cami na formação

Vista da casa em Rio Villegas, Argentina

Buenos Aires

Buenos Aires é a capital da Argentina e a casa de milhões de pessoas. É hoje uma cidade cosmopolita e cheia de pérolas arquitectónicas como o dantesco palácio Barolo, la casa rosada, a catedral, a livraria no antigo ateneu e muitos mais edifícios e zonas como a moderna área de puerto maldonado e as cores de La Boca.

Mural de luta contra a privatização da américa do sul na Av. Lima

Eva Peron na torre da rádio vs Toureiro na av. 9 de Julho

Localizada na boca do rio da plata, rivaliza com Montevideo pela origem do tango. Distingue-se pelo seu sotaque porteño, por lá ter vivido a heroína nacional Eva Peron, pelo obelisco e bairros como San Telmo, La Boca, e por os seus habitantes terem uma opinião formada sobre praticamente tudo (acho que é característica muito sul americana, ainda que não se entre em muitas discussões políticas para não criar guerras familiares ou entre amigos) e são, regra geral, bastante hospitaleiros e intrometidos, num bom sentido, quando percebem que somos estrangeiros.

A comida é quase toda na parrilla, mas também já se encontram opções vegetarianas espalhadas um pouco pela cidade e até em restaurantes mais conhecidos e locais como o Desnível onde, no que toca a carne recomendo o ojo de bife claro ehehe Quem se quiser aventurar pelas cervejas artesanais deixo aqui este link para que possam explorar e experimentar à vontade! Recomendo ainda uma passagem no café La Poesia para um pequeno almoço mais relaxado e num ambiente local, criativo e tranquilo. O pão artesanal deles é bem bom e as empanadas também, a par das meias luas e ocasionais encontros com literatura e poesia.

Café La Poesia                                        Tango, pois claro!

Praticamente em qualquer local se comem boas empanadas a preços muito acessíveis. O mesmo se passa com os alfajores! Quem vai a Buenos aires e não come alfajores, não esteve em Buenos Aires, ponto!!! Para mim os melhores são o Havanna, Cachafaz e o Jorgito. Enjoy entre esta selecção de alfajores!!!

Claro, faltava o tango e as milongas. Deixem de parte o café histórico Tortoni, que é muito caaaaro e cheio de turistas e foquem-se no Maldita Milonga ou na La catedral Tango.

Desta vez ficámos no hostel America del Sur, em San Telmo, o staff é bastante prestável e amigável e os quartos privados e dormitórios bem limpos e tranquilos. Além de ser central e se poder andar a pé para todo o lado, ainda está relativamente perto dos  terminais para atravessar para o Uruguai e tem transportes quase até à porta oriundos do aeroporto internacional de Ezeiza.

árvore centenária porque sim!

Em Buenos Aires pode-se andar de metro e colectivo com o cartão SUBE que é carregado e vai descontando o valor das viagens que anda à volta dos 27 pesos por viagem e custa (o SUBE) 65 pesos. Pode ser feito e carregado em toda a cidade, nas tabacarias e estações de metro e também no aeroporto. Contem com algum tempo para as viagens de colectivo pois a cidade é grande e nas horas de ponta é terrível o trânsito. Os horários dos colectivos às vezes podem ser um pouco flexíveis (já cheguei a esperar quase uma hora pelo 8 no aeroporto, mas também era Domingo).

Atravessando o "mar" de la plata

A travessia dura uma hora e é, geralmente, bem linda ... num dia de sol, em que o barco rasga um imenso mar cor de prata. Com chuva é só castanho. Na verdade é considerado como o rio com a maior largura entre as margens do mundo, cerca de 220 km (para quem considera o estuário como rio e não como baía, golfo ou mar). Nós apanhamos chuva desta feita e os anúncios que passavam nos ecrãs de venda no free shop a bordo de bebidas alcoólicas, maioritariamente, chamaram-nos à atenção.

Exitem várias companhias de barco para atravessar o mar de la plata, apanhámos o Colonia Express, mas a mais barata é a Seacat. Aqui podem ler mais sobre como chegar de Buenos Aires a Colonia e vice-versa, por autocarro ou barco. O preço da primeira é de cerca de 2200 pesos argentinos e o da segunda tem o preço em cerca de 1700 pesos argentinos. Os preços dentro de uma companha podem variar consoante a hora a que se parte do terminal e nos hostéis e hotéis costumam ter serviço de reserva se bem que o podem fazer directamente ou online.

Após esta hora de travessia desembarcamos num terminal a 5 minutos a pé do centro da cidade de Colonia del Sacramento e outros 3 minutos do terminal de colectivos, mas isso vem no próximo post.

Bienvenidos a Uruguay

Pagamentos em viagem (que cartões usar???)

Tenho usado o cartão Revolut sem problemas para levantar dinheiro e fazer pagamentos, mas também já ouvi dizer que o cartão N26 está a bombar e pode ter taxas melhores que o revolut. Investiguem e vejam qual preferem, deixo aqui uma comparação em inglês. Podem ler ainda aqui em português mais soluções como o Ferratum além do N26 e do Revolut.

Conclusão

Foi este o relato e sugestões da nossa breve passagem por Buenos Aires neste Janeiro de 2019.

Deixo-vos ainda um excelente guia de viagens para planearem a vossa viagem a Buenos Aires ou outra que pretendam fazer. É no blogue de viagens de um grande viajante e amigo, o João Leitão.

Se quiserem ainda partir comigo para explorar o Irão, Índia, Indonésia ou Indochina aproveitem para contactar com a Papa-Léguas que ainda existem vagas para as várias datas!

Fiquem sintonizados para nos próximos posts lerem mais sobre o Uruguai (praias, cabos, cidades, comidas e muito mais) e a viagem até Porto Alegre (sim envolve boleias e aventuras), onde vive a família da Camila.

Vamos que vamos 😃🙏


2 comentários: