terça-feira, 31 de julho de 2012

O dia que foram dois!

Estou em São Francisco, finalmente mudei de continente! Não que estivesse saturado ou farto da Ásia, mas porque precisava de continuar a minha viagem e chegou a altura de desbravar as mil e uma américas!

Decidi vir a São Francisco pois é o aniversário da Lauren amanhã e porque tinha de começar a viajar na América por algum lado, por isso porque não aqui!?

A minha viagem para São Francisco começou às 16h20 há três dias quando apanhei o comboio em Delhi com destino a Calcutá e que em vez das 24 horas previstas demorou 26 horas. Nesta viagem conheci o Minda, um Lituano, que está a viajar e que me fez querer voltar à Lituânica agora com mais calma e explorar o país propriamente. Posto isto e uma noite de pausa em Calcutá, pelo meio dia um avião para Banguecoque. Aqui tive de esperar umas horas até apanhar outro avião até Shanghai. Pelo meio conversa com duas famílias portuguesas de advogados que se encontravam a viajar pelo sudoeste asiático e um casal espanhol que regressava das férias na Tailândia. Além destas conversas tive quatro horas para ir sair do aeroporto e ir à cidade buscar umas roupas que tinha deixado na guest house onde fiquei, comer, comprar água e regressar ao aeroporto a tempo do check in. Custou mas com alguma sorte, um taxi e muita paciência para a hora de ponta em Banguecoque lá passei este desafio. Mais um avião que saiu para Shanghai e uma noite mais ou menos dormida. Cheguei pela madrugada a Shanghai e tive de esperar pelas 13 horas locais para apanhar outro avião com destino a Los Angeles. Ali chegado tive de passar a imigração e o controlo de bagagens e apanhar outro avião que saiu às 13h59 para São Francisco. Neste último voo dormi a hora e meia toda mal me encostei à janela. O jet lag não se faz sentir muito mas estou cansado de não dormir tanto. Foi até agora a sequência de viagens mais atribulada e complicada mas que correu bem, pois tanto eu como a minha mochila chegámos ao destino sãos e salvos: São Francisco.

Factos curiosos:

  • Apanhei dois aviões no mesmo dia por volta das 13 horas;
  • Jantei perto da chegada a Los Angeles às 8 horas da manhã locais;
  • O indivíduo que viajou ao meu lado no avião que cruzou o Pacífico não se conteve nos gases que libertou, o que, associado ao assento que era duro, não permitiu uma viagem tranquila;
  • Os guardas na fronteira americana que me carimbaram o passaporte e me fizeram o controlo da bagagem eram ou da América central ou América do sul e um deles inclusive falava Português :D
  • Todo o pessoal que encontrei a trabalhar nos aeroportos nos Estados Unidos foi mega simpático e as pessoas também;
  • Passei pela primeira vez nas máquinas que constroem uma imagem do nosso corpo para verificar se temos algo escondido em vez da revisão manual por parte do agente da autoridade e na minha máquina o boneco que tem as instruções de como colocamos as mãos e nos posicionamos tinha um sorriso desenhado por alguém;
  • Lavei roupa nas lavandarias que vemos nos filmes e foi bastante simples com a senhora da Guatemala que gere a loja a ajudar-me em espanhol;
  • A viagem mais longa que realizei de comboio demorou 26 horas, a de autocarro 27 horas e a de avião 12 horas.
Enfim mais peripécias ocorreram mas estas são de salientar. Sabe bem mudar de continente ao fim de dez meses e 6 dias a viajar na Ásia e sinto-me bem aqui nos Estados Unidos. É engraçado pois a diferença é radical passar do contexto e realidade Indianas para as Americanas. De qualquer das formas senti mais isso na forma como, por exemplo, as raparigas estão com calções justos, decotes maiores, cabelos, braços, pernas e mãos destapadas por oposição a muitos países asiáticos onde o corpo feminino é ou protegido ou coberto por ditos religiosos. O tráfico flui de forma ordeira e conduz-se do lado correcto da estrada o que já me levantou problemas pois passar tanto tempo em países onde se conduz como Inglaterra faz-me olhar ainda para o lado direito primeiro em vez do esquerdo quando atravesso as passadeiras. O calor e humidade foram substiutídos por uma aragem fresca que sabe a chocolate de tão bem vinda que é e o sol faz-se sentir à moda que Lisboa nos acostumou: quente e acolhedor, não adulteramente quente e constrangedor.

Enfim pelo que vou vendo e percebendo São Francisco até vai ser uma boa preparação para a América do Sul na medida em que muita gente fala espanhol e todos os cartazes estão em Inglês e Espanhol. De resto vamos ver o que esta cidade tem para oferecer e que por enquanto parece prometer! :D

Mais notícias em breve pois agora tenho acesso mais frequente e seguro à net e vou passar aqui cerca de 15 dias em casa da Lauren que é fantástica. Já conheci o pessoal que vive cá e que parece ser muito fixe também. Bom tenho 15 dias para os conhecer melhor e ver o que é viver em São Francisco!

A Ásia foi incrível, aprendi imenso, cresci imenso e tenho agora a responsabilidade de contar várias estórias de pessoas que me marcaram e mudaram o meu mundo para algo melhor, algo real e ao mesmo tempo replecto de magia e felicidade palpáveis!

Até lá, bem vindos à América e ao novo mundo (e à minha nova etapa nesta viagem incrivelmente incrível) :D

Sem comentários:

Enviar um comentário