sexta-feira, 21 de outubro de 2011

Na outra ponta da Turquia

Desculpem a demora mas estes dias tem sido loucos ... vou colocar as mensagens aqui pela ordem que as coisas foram acontecendo e como as escrevi em cada altura. Entretanto ja estou no Irao, mais concretamente em Tabriz, cheguei hoje dia 20 de Outubro e ja tenho mais mil coisas para contar. Mas ... um passo de cada vez, por agora fica o seguinte trecho :)

Estou em Tatvan na zona Curda dentro da Turquia. O pessoal continua simpatiquissimo, nas camionetas, comboios sempre a falar connosco, a querer saber quem somos, de onde vimos, etc sempre preocupados em ajudar e fazem questao de nao nos enganar quando se trata de dinheiro, é impressioante! Ja vao perceber porque falo no plural atras … De resto hoje dormi no pior hotel de sempre da minha vida. é verdade! Pelo menos pelos meus padroes de qualidade, e quem me conhece sabe que sou capaz de ficar em qualquer lado! Ora isso mesmo se confirma depois desta experiencia … é tudo sobre a descoberta de novas fronteiras ahahaha

Viagem de comboio

Entretanto falando de coisas boas, conheci a Judith e o Thybault (casal de belgas da minha idade) que estao como eu a fazer uma volta ao mundo. Conhecemo-nos por acaso em Kaiseri depois de eu ter ido à boleia até à cidade vindo de Gorome, ainda na Kapadokia. Temos viajado juntos deste entao e tem sido fantastico eles sao impecaveis e muito divertidos pelo que nos temos dado mesmo bem :) Longas conversas sobre historia, sobre os turcos e o mundo, tem sido constantes nestes dias. Hoje vamos subir ao volcao no monte Nemrut e nadar no lago que, segundo consta, tem uma zona de agua quente o ano todo, independentemente de estar com neve ou nao. Vamos ficar juntos mais uns dias pois temos o mesmo itinerario, ou seja, agora este lado da Turquia (Este correspondente ao Curdistao), depois o Irao de onde eles seguem, directos, para a India e eu devo dar um pulinho ao Dubai e Oman pimeiro. Todavia eles vao ficar 30 dias no Irao e eu apenas 20 no maximo.

Where to?

Ontem em Kaiseri fui experimentar os banhos turcos e sao de facto qualquer coisa de fantastico. Sentimo-nos limpos tanto fisica como psicologicamente. Nao é alias surpresa reparar que os turcos sao bastante evoluidos em alguns aspectos, fruto talvez dos séculos e historias de civilizacoes assimiladas sob o imperio otomano e antes disso pelos povos que passaram pela Anatolia. Aqui, na Turquia, constata-se todavia uma dualidade gritante, se por um lado temos autocarros e comboios de primeirissima qualidade, passando pela hospitabilidade das pessoas, entre outros aspectos, temos tambem o viver da tradicao com as mulheres a usar veu, nas cidades e vilas do interior os homens raramente se sentam ao lado de mulheres preferem ir de pe ou vice-versa, toda a gente usa carro apesar da gasolina ser cara mas as estradas relativamente boas, enfim uma data de coisas que nao se contradizem mas que nao sao sinonimas umas das outras. Nota-se uma diferenca nao grande mas latente entre a zona mais turistica e o interior ou o Este do pais, em termos das pessoas viverem mais as tradicoes e serem um pouco mais conservadoras, mas nao obstante este facto o resto mantem-se e nao nos sentimos nada mal, ainda nao me senti inseguro uma unica vez neste pais e tenho andado pelo meio de bairros pobres, mercados, todo o lado sempre com a maquina na mao ou na mochila de que nao me separo.
Kaiseri: Hamam (banhos turcos) style!

 
 Kaiseri: Vendedor de frutos secos

Kaiseri: Tagarelices

Kaiseri: Vendedor de algodao doce

Kaiseri: Judith e vendedores no mercado

Malatya: Thybaul e condutores de camionetas e tratores para transporte de acucar

Para o fim deixo a Capadocia. Primeiro fiquei um pouco desiludido pois é so tursistas e carrinhas e camionetes de turismo em todo o lado e apesar dos varios locais como as rochas em forma de cogumelos, as caves e vales com arvores de frutos e grutas escavadas pelas aguas e constantemente vigiadas por janelas e portas nas colinas (para as quais e impossivel subir ou descobrir as portas de entrada), sente-se que se esta num local comercial e totalmente virado para o turismo. Para verdadeiramente  sentir a Capadocia tive de me refugiar nos vales onde ninguem vai e onde ai sim descobri os picos intocados pelo mundo comercial, com algumas cavernas e ate frescos (fantastico) onde quase ninguem vai apenas os que querem fugir da confusao como eu. Assim conheci um casal alemao ja de meia idade que estava a colher macas e uvas e a ferver agua para fazer cha no topo de uma colina rodeados de sons da natureza e uma paisagem unica, acabamos pr ali ficar uma hora na conversa. Vi tambem casas ainda habitadas nas rochas em vales agricolas com pessoas a trabalhar nos campos a apanhar uvas e macas, em particular, que nos oferecem sem qualquer hesitacao. Quanto às cidades debaixo da terra é apenas como entrar numa mina, pouco mais ha a dizer … nao se vem frescos ou algo de particularmente especial … De resto a Capadocia é isto, muitos turistas e confusao e se nos isolarmos um pouco, descobrimos este outro lado fascinante e unico que a paisagem e as gentes daquele local nos proporcionam!

Macas num vale a saida de Gorome

 
Outouno a chegar

 
Ushica (cidade tipica da Kapadokia) 

Vale dos pombos e cidade de Ushisa

 
 Pico tipico nos vales da Kapadokia (este e uma capela)

 
Frescos no interior do pico anterior

 
Derinkuyu: Cidades debaixo da terra com o Ren; Olga e Sasha
Derinkuyu: Vendedores a saida da cidade debaixo da terra

Velho e neto
Derinkuyu: Farturas ca da zona

Uma vista da Kapadokia
Rochas em forma de cogumelos (Inspiracao para os Smurfs)

Cidade debaixo da terra (parte da montanha ruiu devido aos terramotos)

 Outra vista da Kapadokia

Por do sol e adeus a Kapadokia

Bem vou tomar o pequeno almoco e sigo para a montanha, mas ja com o bilhete para o autocarro com destino ao Irao no bolso!

2 comentários:

  1. Bora Nuno Cruz! Os teus seguidores estão ansiosos para saber mais! Ainda nem passaste do Irão e já quero partir na mesma aventura!

    Abraço cheio de inveja!

    ResponderEliminar
  2. Oioi lindo.. :) Acabei de saber do sismo na turquia e fico mais descansada por saber que já estás no Irão.. :) E sabes k mais??? Aki por Lisboa e entre os teus seguidores axo k é unânime o sentimento.. mta mta inveja (mas inveja boa!!! PK??? por estares a ter esta "chance of a life time".. Acredita, estou ansiosa por continuar nesta aventura contigo.. por isso.. da corda aos tenis e aos dedinhos para nos ires pondo a par de todinhos os pormenores desta mega aventuraaaaaaaaaaaa.. :) hehe * Estamos juntos.. *abraço apertadinho directamente do outro lado do mundo

    ResponderEliminar