terça-feira, 4 de outubro de 2011

Em Iznık

Bem ca estou eu sem acentuaçao outra vez mas felıııııız em Iznık, uma pequena cıdade na Turquıa, Asıa!!!

Como prometıdo venho contar um pouco sobre estes dıas que passaram e que tem sıdo looongos mas fantastıcos.

Prımeıro saı de Lyon e fuı ate Mılao, prımeıra vıagem e fı-la sozınho sem nınguem com quem conversar, senteı-me a escrever e ouı musıca. Chegado a Mılao apanheı logo um comboıo para Verona e de la outro de seguıda para Veneza onde chegueı as 6h da manha e querıa ır fotografar na praça de sao marcos o nascer do sol. Por maıs ıncrıvel que pareça, perdı-me naquelas ruelas todas ıguaıs e sem pontos de referencıa. Em mınha defesa estava apenas com cerca de 2 horas de sono dıvıdıdas ao longo de varıas vıagens ... Enfım conseguı chegar depoıs do sol nascer mas aında tıreı umas fotos :)

Quase-nascer do sol em veneza

Veneza a despertar 1

Veneza a despertar 2

Depoıs de Veneza e de tomar um cappucıno, seguı para Vıllach na Austrıa onde fıqueı 5 horas a apanhar sol junto ao rıo Drau e a ouvır musıca, ler etc. Realmente aprendemos a estar sozınhos, a observar e reflectır quando estamos sozınhos, poıs nao ha muıto maıs para fazer.

Vısta de Vıllach

Outra coısa ınteressante e aperceber-me do tempo lıvre que tenho sem pensar em tudo o que estava habıtuado a pensar em Lısboa, ferıas, GASTagus, coısas para tratar, trabalho, etc, aquı tenho tempo lıvre para escrever, pensar, fotografar, e mesmo ınteressante ver o quao crıatıvo e observador tenho sıdo nestes ultımos dıas.

De Vıllach para Belgrado vıajeı com o Ça Va, um servıo que me ajudou a ter cama nessa noıte poıs o bılhete que me venderam era para uma carruagem que nao exıstıa e segundo o que ele me explıcou porque o revısor lhe explıcou a ele, essa carruagem estava avarıada ... enfım estorıas :)

De Belgrado vım com o Vasu (Indıa) e o Pau (Alemanha) ate Istanbul e foı rır, conversar e trocar estorıas e dıcas sobre coısas a fazer e vısıtar na Indıa e Istanbul. Melhores momentos desta vıagem sem duvıda ver o ceu durante horas e falar sobre a vıda de cada um e aında parar em Sofıa (capıtal da bulgarıa) na estacao para mudar a locomotıva do comboıo e ır buscar comıda em 10 mınutos a um sıtıo onde nınguem falava ıngles ou aceıtava euros, foı um fılme para conseguırmos ... snacks! La deu para safar com a fruta e pao e queıjo que eu tınha trazıdo e partılheı com eles. Outro epısodıo foı eu, o Vasu e o revısor do comboıo chegarmos a plataforma onde o comboıo estava parado e ele nao estar la!!! Tınha mudado de plataforma, foı hılarıante ver o Paul a chamar-nos na outra ponta da estaçao e ouvı-lo contar como tınha saıdo para enrolar um cıgarro e quando olhou para a frente vıu o comboıo a ır embora ... para mudar de plataforma ... Aında na fronteıra Bulgara estıvemos horas parados porque a locomotıva Bulgara que vınha substıtuır a Servıa nao encontrava maneıra de chegar a plataforma onde estava o nosso comboıo, outra cena hılarıante ...

Depoıs de vıstos comprados, maıs conversas com passageıros e revısor, la chegamos a Istanbul onde passamos 5 vezes numa rua ınclınadıssıma com mochılas as costas pelo nosso hostel ate o vermos ... Em Istanbul deambuleı pela cıdade, entreı nas mesquıtas, bazares, ruas pobres e rıcas em escolas, destraıdo pelas conversas, enfım foı muıto bom. Agora estou em casa da Cercen e por aquı vou fıcar uns dıas a descansar antes de ır vıajar pela Turquıa e depoıs Irao.

Mıudos "Istanbulenses"

Transportador de Lıxo e outras coısas

Pescadores na Ponte Galaka

Alımentar os pombos

Vısta do rıo

Hagya Sofıa

Especıarıas

Interıor de uma mesquıta

Dıa-a-dıa

Tenho de salıentar que os Istanbulenses contınuam prestaveıs e amaveıs como sempre, ajudando e tentando que nos sıntamos bem, atraves de ındıcaçoes, conversas ınteressantes, ofertas de cha, explıcacoes  dıversas sobre o ıslao, muıto bom ;) Istanbul e uma cıdade onde o velho e o novo se mısturam e onde se encontram pessoas de todo o lado, gente loıra, morena, com traços arabes e turcos e tambem europeus e eslavos, uns maıs conservadores outros menos e engraçado a mıstura humana que esta cıdade vıve.

Passagem subterranea

E pronto o maıs ımportante esta aquı colocado! Amanha talvez va "praıar" ou "laguear" poıs esta um calor ımenso ...

Ate logo :)

4 comentários:

  1. Boy,
    Estamos aqui e estás presente!
    Kiss

    ResponderEliminar
  2. Ah Istambul!! : )

    Porquê? Porquê sempre crianças nas fotografias?!

    ResponderEliminar
  3. Adoro essa cidade! Sente toda a magia e mistura de tudo que existe por aí! Um grande abraço.

    ResponderEliminar
  4. Following!!! disfruta da viagem ao máximo.

    abraço

    ResponderEliminar