terça-feira, 27 de setembro de 2011

Em Lyon

Em Lyon ...
... as pessoas sao fixes e respeitam a malta (pardon para aqui, bonjour para acola)
... anda-se à vontade por todo o lado da cidade
... existem duas colinas e dois rios que dividem a cidade
... os portugueses e espanhois trabalham nos locais onde em portugal trabalham os brasileiros e os africanos
... nao ha muitos espaços verdes porque sao maioritariamente ruas apertadas, antigas e bonitas
... o transito é inexistente no centro da cidade (se pensarem no bairro alto é tipo isso mas mesmo sem carros)
... anda-se imenso de bicicleta (imensas mulheres de saia e curiosamente nao se vêm as cuecas)
... enfim, vive-se uma vida cosmopolita a sério e com uma mistura interessante de europeus e ... muçulmanos, por isso é frequente ver muitas mulheres com o cabelo tapado e vestidos mais compridos
... existem dois rios, o rhône e o saône.

Ruinas do teatro romano da cidade Lugdunum (Lyon)

De resto les lyonnais têm uma relacao com o rio caracteristica dos povos que têm um rio na sua cidade, hoje em vez de o usarem tanto em termos comerciais, usam-no para descansar, correr, passear os animais (ja explico porque animais), ler, fazer skate, etc ... isto permite-me também a mim ler, descansar e ver a vida aqui da zona como ela é. Saliento que é bem diferente viajar no verao ou nesta altura, pois agora posso observar pais a deixarem filhos na escola, passeios de final de tarde com os avos, enfim tanta coisa comum connosco divergindo so mesmo a lingua :)


Em relacao a passear os animais é assim mesmo, entre cisnes que se pavoneiam, patos reais, peixes listados a la tigre no rio, as margens têm os caes e ... hoje passou por mim um individuo a passear duas ... cabras :p ah pois é, qual zoo qual quê!


De resto ja conheci uma portuguesa na estaçao dos caminhos de ferro que me deu umas dicas sobre os comboios para o proximo destino; e uma espanhola que é quem me vende o pao de manha e com quem converso um pouco de manha ... Isto a par da vizinha de baixo que tem uma loja de viajens cujo destino é o sudoeste asiatico e onde tenho passado algum tempo à conversa sobre essa fase da viagem :) De resto estou instalado em casa de uma amiga francesa, a Alice, e a casa é bem fixe, no centro da cidada e mesmo virada para o rio rhône, por isso posso ir ler à vontade para as margens do rio, ou ver a vida cidadina em baixo a desenrolar-se.




Ah so mais uma coisa hoje houve uma manif de profs, querem mais dinheiro ao que parece ... A conta disso tive de andar imenso pois o autocarro tinha o caminho cortado ... tsc tsc :) :) :)

A bientôt :)

3 comentários: