sábado, 17 de março de 2012

Zai jian Beijing, huan ying Xi'an!

Olá intrépidos leitores, bravos exploradores de letras e cores do mundo que nas sombras de um ponto ou nos contornos de uma palavra se revêm e reescrevem diariamente. Obrigado por seguirem o meu blogue :)

Estou bem, descansado e feliz após quase vinte dias aqui em Pequim, a viver esta cidade que muito me tem surpreendido. Aproveitei ainda para me deslocar por um fim de semana a outra cidade, cujo nome ainda não consigo pronunciar com a pronúncia correta ... :P O maior problema com a língua que por aqui se fala (Mandarim), prende-se com os sons que são muito diferentes do que estamos habituados. É incrível como o nosso ouvido tem a sensibilidade de um caracol que decide correr os 100 metros contra um leopardo ... Há sons cujas diferenças são algo entre o imperceptíveis e o iguais pelo que se torna complicado distinguir e dizê-los de forma correta. O que até acarreta possíveis problemas tendo em conta a facilidade com que tão facilmente dizemos uma qualquer asneira ou uma palavra que até estava certa e que em vez de cair bem junto de alguém acaba por ser ofensiva, muito cuidado portanto com as tentativas de falar com o pessoal :) Já para não falar na imensa quantidade de gente que não fala inglês o que torna a simples tarefa de comprar um bilhete na estação de comboios em algo verdadeiramente herculaniano! 

Resumindo, viver em Pequim como um estrangeiro é bastante interessante se tivermos dinheiro ou um trabalho bom. Temos tudo o que há de bom no Ocidente e a vida que queremos fazer facilmente a acontecer com o melhor do Oriente. É interessante! Gosto de andar pelo metro, passear pelas ruas apinhadas de pessoas de toda a China, perder-me nos cheiros, nas cores dos centros comerciais e roupas das pessoas, nos hutongs (bairros antigos espalhados pela cidade), sorrisos, gritos das senhoras dos autocarros para por o pessoal no lugar e recolher dinheiros de bilhetes, danças ao final da tarde nos parques com os idosos e jovens a dançar ou a fazer kung fu (é impressionante como não se vêm idosos de bengala, tudo é ativo por aqui), coreografias, jogos de tabuleiro ou cartas, enfim uma catrafada de coisas que mantêm as pessoas ocupadas e entretidas após os seus afazeres diários ou enquanto reformados.

Tudo o que é bom tem um final e também não quero abusar da magnífica hospitalidade do Pedro e da Li e por isso está na hora de partir. Estou descansado, recuperado de maleitas e cheio de energia para enfrentar o resto do mundo. Estou a viajar quase há 6 meses, 6 meses! wow! o tempo passa depressa mas que encanto que tem sido.

Um novo horizonte se eleva, amanhã parto rumo a Xi'an, capital antiga de imperadores e sede do maior exército de terracota do mundo, estou ansioso pelo que ai vem, estou fascinado pela China que se tem revelado e pelo que ainda vou encontrar! Espero conseguir transmitir uma ideia deste gigante que está cá há séculos, lentamente, a trilhar o seu caminho até ao império que tem hoje em dia.

Sem comentários:

Enviar um comentário