terça-feira, 2 de outubro de 2012

Preto no branco


Aterrei em Madrid! Sim é verdade estou na Europa aqui tão perto do nosso Portugal tão Português :D

Até já senti um sabor ou cheirinho a Portugal com o avião da TAP parado no aeroporto ...

É incrível estar de regresso depois de um ano de aventuras e pessoas que são tão distintas e tão iguais! Estou em casa da Judith e do Thibault em Madrid onde pernoito hoje. Assim como comecei a minha viagem pelos lados mais desconhecidos da Turquia para mim, começo hoje esta viagem com eles também aqui! Sinto-me em casa!!! Todavia Espanha é Espanha e não Portugal e por isso amanhã faço-me ao ar numa viagem final rumo ao meu destino preferido, casa.

Obrigado João pelas duas semanas e meia de Colômbia e todos os momentos e pessoas que pude conhecer pelo Eje Cafetero e respectivos momentos que trago comigo!!! Projectos que vão continuar e seguir em frente com certeza! :D

Sair de Bogotá foi estranho na medida em que foi a última cidade que visitei na América do Sul antes do regresso, que espero seja em breve, a esta parte do mundo que me deixou completamente enamorado por ela, as pessoas, os ritmos e toda a energia de um povo sempre sujeito á força bruta e ignorante dos brutos e ignorantes que compartem o mundo entre o valor das cifras e não das mãos que o produzem. Vamos caminhando sempre com projectos e ideias é certo, mas precisamos de ser mais nós, mais criativos e mais inteligentes.

Bogotá é uma cidade com os seus encantos e permitiu-me um reencontro com a fotografia que sinto ter perdido há algum tempo e do qual vos deixo aqui alguns testemunhos desse reencontro.

Mujer Criola

En la calle :)

Feira da Pulga

Zapateros de la calle

Felicidade genuína

Sugestões?

O Paradoxo!


Entre Madrid e Bogotá esteve Caracas, Venezuela, por umas horas onde pude ouvir coisas boa e más sobre o Chavéz e sobre os possíveis cenários para o próximo Domingo de eleições gerais naquele país. Mas isso são outras conversas ...

Passando o tempo no aeroporto

Tamanhos ou O Paradoxo 2, a sequela.

Telefonemas

Miradas

Pensando nos reflexos

Por agora estou a aproveitar os restos do sol de Madrid e é bom ter sol até mais tarde que as 18h30 faz-me lembrar o verão que se está a ir ehehehe :P 

Raio de luz

Sombras ou nas sombras

Judith y Thibault

Lisboa, amanhã pertenço-te, ou sempre te pertenci e amanhã redescubro-te, estou preparado, estou seguro e tranquilo com o futuro. Vamos embora e vamos com confiança!!!

Caminhos cruzados


sexta-feira, 28 de setembro de 2012

Crónica de um regresso anunciado

Wow, estou surpreendido!

Sinto hoje o mesmo que sentia antes de partir há cerca de um ano de casa! É incrível, as mesmas dúvidas, as mesmas renitências e o sentimento de que vou saltar para um buraco negro (literalmente ao que parece) em que tudo o que vai acontecer é de certa forma imprevisível. Todavia há uma coisa com que sei que posso contar, regresso para casa. Não tenho medo de casa, por mais negra que seja, pelo contrário se não posso mudar o mundo, posso de certo fazer alterações em casa para a melhorar e adaptar. O meu único medo é que o conceito de casa tenha mudado irremediavelmente, neste sentido os locais e pessoas podem não ser suficientes. São dúvidas, são suspeitas, são incertezas que qualquer partida, qualquer viagem acarretam consigo. Não estou tão preocupado com elas pois mal aterre sei que estou em casa e que tudo vai correr bem. Rodeado de família, amigos, momentos e festa, vou lançar o mote para tudo começar a ser alterado. Vou iniciar uma nova volta ao mundo de certo!!!

De resto é bom sentir-me assim, pois é significado de uma evolução e viagem por mim próprio que só me irei verdadeiramente aperceber depois de aterrar e passar os primeiros dias a explorar os locais, as faces e vidas de sempre!

A Colômbia tem uma promoção turística cuja frase do slogan é: "Colômbia, el riesgo es que te quieras quedar!" e com o qual concordo em absoluto! Desde as praias na costa pacífica com as comunidades e ritmos africanos, até à costa turística atlântica (Caraíbas) com as suas praias e casas de luxo, passando pelo Eje Cafetero (zona de produção do café) com as suas montanhas verdes e geografia irregular, até ao deserto do sul e a selva amazónica que convivem quase lado a lado, tudo é vida, tudo é gente com sonhos, ideias, cores e ritmos e música latina no sangue! Encantado completamente. Aqui em Manizales  de onde explorei as cidades de Pereira, Supia, Hojas Anchas (lugar nas montanhas), Salento e talvez ainda Medellin.

Olhares e emoções

Trio Odemira ?

 
Reflexos dos tempos

Miradas :)

Conversas em família 

Ser jovem é isto ... 

Ser criança é isto ...

Ter frio é isto ... ou então estilo :P ehehe

Os três mosqueteiros (o Dartagnan está a tirar a foto ehehe)

Vivo na casa/escritório de uma ONG e confesso que está a ser o melhor local para me adaptar a casa. Isto porque entre bairros parecidos com Linda-a-Velha, Carnaxide e outros dos subúrbios de Lisboa; saídas à noite e a explorar os jardins e vida da cidade e estou com malta a trabalhar num escritório aberto e a viver a vida dos expatriados de vários países sul americanos e europeus, a par de colombianos. É incrível e sinto que pertenço a este mundo das viagens, da interculturalidade e constante adaptação e brincadeiras em várias línguas! É fantástico e algo para criar ou procurar em Lisboa com mais força e vontade de viver e partilhar o mundo :) a única coisa que é menos boa é a constante chuva o que faz com que os passeios com o Juno (cão da casa) sejam em grande e prolongados quando há sol!

Tal como aí

Slow motion part 1

Slow motion part 2

Enfim é a crónica de um regresso anunciado com as suas dúvidas, incertezas e pessoas que me continuam a marcar e referenciar em jeito de balada ou "tristo-alegre" mas com muito entusiasmo!

:)

Vida errante :)

Agora enquanto vou almoçar, deixo-vos a ver as fotos destas semanas de Colômbia que tanto me encantam! :D
"I'm a poor lonesome cowboy 
I'm a long long way from home
and this poor lonesome cowboy
Has got a long long way to roam "

Até jáaa :D

terça-feira, 25 de setembro de 2012

A volta ao mundo

Tenho os olhos enublados, estou com sono, é de madrugada, não sei que horas são exactamente mas sei que o meu pai se está a despedir de mim para ir para a Alemanha em trabalho. Vou com ele para o aeroporto ou fico-me pela minha cama mais uma meia hora? Não sei, mas acabo por decidir ficar na cama, despeço-me do meu pai e durmo. Acordo pouco depois com o relógio e os nervos à flor da pele, está na hora de despertar.  Não é um despertar qualquer, é o último na minha cama por um longo período de tempo!

Agora estou rodeado de música, um amigo português que me prepara mais um shot de ânis, uma alemã que coloca música que todos cantam e riem já um pouco ébrios do vinho, champanhe e ânis que bebemos durante e após o jantar que cozinhei. Tudo está bem! São 22h10 de dia 25 de Setembro de 2012 as memórias são do dia 25 de Setembro de 2011. Faz agora um ano que sai de casa cheio de dúvidas, de medos e incertezas, rumo a um destino e a um mundo que não conhecia. Hoje passados 365 dias desse dia fantástico, o Andrés brinca com o Juno, o João ajuda a brincadeira e prepara mais um shot de Ânis mientras vai sacando fotos, a Nico foi ao quarto depois de estar a conversar connosco, a Chris é a dj de serviço e o Alejandro está agora tão sério quanto possível a terminar a apresentação que tem de apresentar amanhã. Por fim o outro Andrés e o Juan estão a terminar uma reunião. Isto tudo depois da jantarada animada que tivemos ao bom velho estilo de casa, com vinho, carne e muita conversa e risos à mistura. Tenho saudades dos amigos, destes momentos incríveis que vivi e vivo no meu pensamento com cada uma das pessoas especiais da minha vida e que tenho a felicidade de serem muitas, contáveis mas muitas! Agora também tenho saudades destas pessoas que comigo vivem este ano de viagem e que comigo se cruzaram ao longo dos dias que passei entre comboios, autocarros, aviões, boleias, casas, hosteis, parques de campismo ou campismo selvagem, enfim uma panóplia de momentos, ideias, pessoas vividas intensamente e a mil à hora. A minha namorada que adoro e amo mais que tudo e apesar da distância a sinto sempre comigo e imagino em qualquer circunstância, os dias que faltam para chegar a casa e os dias que viajei com mil e uma aventuras e dias diferentes.



É real, é verdade, é intenso e está quase o regresso a casa! Viajar um ano não era objectivo mas era objectivo, já o concretizei e com ele tudo o que aprendi e vivi está à flor da pele, está escrito e gravado profundamente em mim! Todos os meus amigos e seguidores em casa obrigado por tudo! A companhia, as dicas, o apoio, os segredos e o manter de uma vida tão normal quanto possível longe. Estou apaixonado pela América do sul, mas antes disso pelo mundo e por casa. Apesar de todo o receio que tenho por regressar aos locais e momentos de sempre depois desta aventura, sinto que com a ajuda de todos e que com os projectos que tenho em mente uma nova volta ao mundo se vai iniciar já dentro de uma semana, dentro de uns breves dias em que apesar das saudades e vontade continuar a viajar vou conseguir colocar os desenhos e ideias do mundo nas gavetas certas e seguir o coração e o amor. Lisboa prepara-te, cidade da minha vida, dos meus encantos e dos meus amores e dissabores! O futuro próximo passa por ti e por tudo o que sempre me deste e trouxeste! Família, amigos, momentos e um grande, grande, grande coração multicultural que posso viver todos os dias, desde Alfama, passando pela Graça, Costa do Castelo, Intendente, Ajuda, Expo, Olivais, Chelas, Telheiras, Amoreiras e todos os bairros de toda a minha vida e toda a minha estória que se imiscui com o tempo, a memória e todos vós que me leem!!!

Um grande obrigado por viverem comigo este sonho e este mundo, espero que quando chegar seja apenas o início de uma grande aventura com todos!!!

Até já e um abraço viajante! Agora tenho de ir que o Andrés vai abrir um Rum que tem muuuuuito antigo e la vuelta ao mundo (Calle 13) toca no mac bem alto para todos ouvirem!

Tully tusse! :D :D :D


sábado, 15 de setembro de 2012

0º 0' 0''

 

SUL




Ok, agora Norte ou Sul? começa-se a caminhar, devagar pela linha fora e subitamente, um lado predomina sobre o outro. Era o sul agora estou no hemisfério norte! Rumo a novos rumos, a novos projectos e ideias :D Haja energiaaaaaa!!!


NORTE



"Mira como se meneia, como lle gusta camiñar"!!! :D Saaaalsaaaaa pois não!!!

Que bailaricos, que fiesta, que músicalidade se vivem por estas bandas do sul da américa. Ser sul americano é dançar, é ter no sangue os ritmos da rumbla, da salsa, do tango, da cumbia e tantas outras danças a que os corpos se entregam num frenesim e excitação típicas! O macho latino aqui sobressai apenas com o que de melhor tem, com o domínio e coordenação da dança a que a mulher responde com uma leveza e sensualidade que só vista. Na Europa somos os filhos pobres da música e dos sons que se bailam. Cá tudo é samba! ahahah Cá tudo é motivo de festa, desde os autocarros até aos táxis, passando pelas lojas (os sábados e domingos são os mais malucos, ruas cheias de gente em compras e bailaricos de rua, fora as festas à noite).

O Equador está no centro do mundo, pois por cá passa a linha imaginária do equador ...

Turistas pois claro!

Catedral de Cuenca

Chocolates em Cuenca

Sorrisos listos!

Linhas horizontais, rugas e traços expressivos.

Cores em contraste.

 Viejos cheios de estilo em Quito.

Curiosidade ...

Ser sul americano é não saber muito sobre o mundo, ou saber mais sobre o futebol do que cá se passa! Mas é também saber sobre Simon Bolívar, sobre Chávez e Comunismo ou Socialismo, é exigir o que lhes é devido, é viver sabendo que podem ser roubados em bairros menos claros ou mais escuros. É uma mistura de sangues de todo o mundo africano e os indígenas sul americanos mais o europeu (enganem-se os que pensam que é só espanhol ou português, não, é italiano, é alemão, holandês e de mais uns quantos lados). É viver próximo dos Andes e beber a sua energia como quem bebe água directamente da torneira, com sede de mais e de melhor. Ser sul americano é ter uma língua em comum, mas muita diversidade na forma de falar; é ter características e traços diferentes numa região que se tentou igualizar. Ser sul americano é ser latino ao máximo e viver como não se vive em lado nenhum ,é ter rugas e marcas do frio, do calor, do sol e da chuva, da faca ou da bala, do sexo e da sexualidade, do toque e da carícia, da sensualidade e do ritmo da vida e da música no sangue ...

Quadro desalinhado

Estou apaixonado pela américa latina e só cá estou há um mês. Estar num pueblo ou ciudad a conversar com um velho ou uma moça e perceber tudo o que nos diz. Coquetear con las chicas, hablar con los viejos, mirar una chica bailando como una pirinola, estar rodeado de gente chimba en um ambiente chevere :D

Já a virar mafioso!!! O império da coca ahahah

Viva sul américa e hoje concerto de Calle 13 em Pereira, Colômbia, onde cheguei há umas horas depois de um autocarro nocturno da fronteira e uns quatro ou cinco controlos policiais na zona onde as FARC ainda dão algumas cartas ... Enfim é o continente que eles têm, ou que nós temos, ou que a todos pertence!

Yo digo lo que pienso!!!

domingo, 9 de setembro de 2012

Latino América


Bom dia,

Tempo que passa, mais uma manhã que chegou.

Primeiras memórias de Sul América ou desta manhã

Outros despertares por aqui sul americanos ...

Despertei de mais uma noite de festa, o que começa a ser sinónimo de despedida da América do Sul :P Aterro em Lisboa no dia 3 de Outubro à noite depois de ter comprado a passagem de avião de Madrid para Lisboa

Sim vou de avião, mas o carocha por estas bandas é muito famoso

Estou em Cuenca no Equador e decidi ir mais cedo para a Colômbia. Primeiro porque prefiro estar com um amigo durante o final da viagem a preparar uma exposição fotográfica que vamos apresentar naquele país e segundo porque é mais fácil gerir o final desta grande exploração interior e exterior pelos ritmos e cores do mundo como eu gosto: ficando num local durante bastante tempo e conviver directamente com as pessoas que nesse local habitam ou passam. Ah claro e porque vou ver Calle 13 em Pereira com ele e talvez uma outra amiga se junte à festa yupiiiii :D

Arequipa by night

Cusco by day

Dia-a-dia

A ver a bola, que mais poderia ser!!! :D

Expressões

Não tenho vontade de andar a correr entre cidades, praias, selva ou montanhas para dizer que fui lá, apenas quero aproveitar ao máximo o que ainda tenho por viver e descobrir nestes dias finais. Certo é que cada vez mais estou apaixonado pelos Andes, pela cultura andina e pelas pessoas que por aqui tenho encontrado (além de que sou mais alto que elas eheheh). A comida, a vida, os sorrisos, as conversas, o espírito latino presente na música e festa quase constantes, a par de ouvir o espanhol falado de diversas formas, me encanta. O Peru é um país de contrastes, entre a praia, a montanha, a selva e as cidades, ainda as populações indígenas, a cultura andina, a mistura nas cidades maiores, os pescadores e agricultores com as suas características. É um país para explorar de espacio e com muuuuuita calma enquanto se absorve constantemente alegria e vida. Quanto à insegurança é passado, pouco ou nada senti que me reprimisse de forma alguma!

Bebés tradicionais

Cultura Andina nas mulheres, tranças, saias, chapéu e pele vincada por trabalho e sol/frio

Museus e arte censurada hoje exibida sem pudores

Beleza em pose

Passado e futuro

Marcas do tempo, da memória e da vida

Deixei o Peru anteontem, trocando a praia, o sol e o calor pela montanha, as nuvens e o frio. Deixei ainda para trás mais um grupo de pessoas fantásticas, das quais três ainda estão comigo aqui em Cuenca, um argentino de seu nome Dario, uma colombiana de seu nome Lilu e um galês de seu nome Rob. Ontem andamos a ver a cidade de Cuenca e a rir pelas ruas fora ao encontrar os motivos certos para o fazer. Encontramo-nos em Mancora que é por sinal bastante turística mas estava bem calminha, quanto a ser tão boa praia quanto dizem, penso que encontramos tão bom ou melhor em Portugal :P

Consegui jogar por uns breves minutos risco que bueníssimo!!!

Lamas, lagos e altas altitudes (cerca de 5000 m)

O Peru foi um misto de nostalgia, ao estar com o meu melhor amigo e ter ido pela primeira vez aos Andes explorar outros tempos e outras memórias; alegria por descobrir o latino que há em mim, com a música e os danças no sangue, a par de uma boa disposição enorme; felicidade por estar numa parte do mundo onde nunca tinha estado e por estar a amar tudo; susto por estar perto do final da viagem e mesmo sabendo que vou aproveitar tudo, há sempre aquela sensação que só nos grandes momentos de mudança na nossa vida sentimos e que se prende com o saber que independentemente do que se passar vamos mudar; amor por-me encontrar perante todas estas pessoas com quem cruzei caminhos e que trago comigo e que levarei comigo a todos os cantos do mundo para sempre, nas suas estórias, traços e características. Obrigado Mundo!!!

Dança, baila, canta, grita, move-te, sê feliz!

Tradição em cores quentes

Trabalho manual com produção real por aqui é o sustento

Deixo-vos aqui algumas imagens da minha passagem pelo Peru nos diversos locais, já que seria complicado estar a fazer vários posts com mil e uma imagens, faço um post com elas ahaha. Aprovechen!!! :D

Apanhada :)

 Que sorriso


Bromeando na fonte, tal como eu quando era puto :P

Reflexões
Sol, sorriso e sempre

"Propina no, gracias por sacar la foto" :)

 Poses felizes

Que despertem as estrelas em nós!