domingo, 11 de dezembro de 2011

Namaskar :)

Namaskar,

Ola a todos, estou de volta mas ainda sem poder colocar fotos pois nao o consigo fazer por enquanto, para breve, para breve ...


Hoje venho partilhar um pouco das minhas impressoes da India e do meu dia-a-dia nestes ultimos 5 dias!

Entao e assim, de manha acordo e lavo-me com um caneco e com a agua aquecida por uma resistencia. Estao cerca de 10 graus de manha e o sol ergue-se a partir das 6h30 mais coisa menos coisa. Posto este ritual tenho aproveitado para lavar a roupa, a mao claro, e para beber um cha matinal de limao ou preto. De seguida segue-se uma caminhada pelos campos em volta do local onde estou. Uma guest house situada no topo de uma montanha com 2100 metro de onde posso ver todos os vales a volta com os seus socalcos cobertos de ... pinheiros, faias, cedros, amoreiras, enfim, muita da vegetacao que temos pela Europa e que e um dos indicios da presenca britanica nestas zonas. La ao longe consigo ver a cordilheira dos Himalaias (no lado Chines) com os seus picos cobertos de neve a chegarem aos 7800 metros segundo consta nos mapas, e uma paisagem deslumbrante particularmente na manha com o sol a saudar as neves geladas da noite ou entao ao por do sol com os restantes raios de luz que teimosamente tentam nao se disolver no ar que e cada dia mais frio. Tirando isto ha uma mistura de neblina, sol, estrelas, vento, frio e calor durante os dias e as noites que nao e bem possivel explicar pois esta constantemente a mudar, so o frio cada vez mais constante no final das tardes e noites e fiel.

Resumindo, estou em Kasar Devi, perto de Almora e do que vi ate agora no campo, nao sao tanto as paisagens que fazem a diferenca da India para o resto do mundo, mas sim as pessoas, pela sua forma de vestir, pela sua religiao e pela sua interactividade, ou nao com as pessoas.

As roupas das mulheres em particular chamam a atencao nesta zona da India, ja que sao coloridas, vidas em constraste com os castanhos e verdes "banais" da natureza. Laranjas, verdes, azuis, vermelhos, lilazes e uma panoplia de cores imensa, mas sempre forte, presente e visivel! Os homens usam indumentarias bastante ocidentais ... Estou ainda a procura do porque destas indumentarias, quando tiver a resposta coloco-a aqui.

As pessoas tem tempo para conversar connosco, apesar de as vezes parecerem um pouco desconfiadas, mas um Namaste ou um Namaskar la servem para desbloquear a conversa, a maior barreira e mesmo a lingua visto que por estas regioes apenas os mais novos e algumas pessoas a volta dos 40 anos falam ingles, mas bom, temos corpo, temos criatividade e tudo se resolve com dois dedos de inteligencia :)

De resto vou descobrindo as diversidades e creio que e por isso que estou aqui neste momento e nesta fase da minha vida, para ver as diferencas e diversidades do mundo e dos locais por onde passo, nao so em termos de religioes, mas tambem de culturas, de formas e viver e partilhar conhecimento, partilhar, enfim, vida! Por isso estou seriamente a pensar evitar as grandes cidades cheias de monumentos, que la continuarao por muitos anos, e andar pelas vilas mais pequenas e menos turisticas. Os turistas sao pragas autenticas, pessoas sem fim amontoadas em todo o lado, mais a confusao das cidades onde o caos impera, tornam dificil manter a sanidade por muito tempo. A questao e que em Delhi por exemplo, para cada local que olhamos, cada vez que fechamos os olhos ou respiramos fundo, os nossos sentidos sao imediatamente atraidos por mil coisas diferentes a acontecer, sejam as pessoas a pedir, sejam os macados, vacas ou outros animais a deambular entre trafego ou multidoes vestidas com mil e uma roupas diferentes, seja o cheiro a urina, a suor, a incenso, comida, seja o constante barulho das conversas e carros, motas e tudo a apitar, e o caos absoluto, onde tudo funciona, fantastico!

Quanto ao casamento em que estive presente, foram tres dias, pois os comboios indianos param quando ha nevoeiro e uma viagem de 5 horas passou a ter quase 11 horas, dormida na estacao num sofa bem confortavel e acordar com uma musica religiosa repetitiva, como nos filmes, mas linda! Depois uma viagem de autocarro de cerca de 200 km que durou 4 horas por entre picos de montanhas, vales e numa estrada sempre a beira do precipio la me levou onde agora estou e com um dia de atraso para o casamento. O casamento consiste em rituais atras de rituais cada um com o seu significado para os noivos e respectivas familias, e tambem muita danca e bebida as escondidas. Parte e em casa da familia da noiva e a outra parte em casa da familia do noivo. E fantastico ver as cores, o ouro presente em quase todas as mulheres e em especial na noiva e no noivo. Tudo com os seus saris e panos coloridos para proteger do frio e constantemente rodeados por um clima de festa. Como muitos outros casamentos, este foi um casamento arranjado para aproximar as duas familias, tambem existem casamentos por amor, digamos que numa boa perspectiva podem andar a volta dos 50/50 por cento.

De resto a comida e muito picante para os padroes portugueses, mas ja me habituei e agora em boa verdade comida nao picante nao tem um bom sabor ahahah. Mas a verdade e que abusei nas misturas e tive uma diarreia durante todo o dia de ontem que me deixou de cama e com febre! Ja passou, apenas estou fraco e a recuperar bem pelo que parece, quanto viajamos nem tudo e belo e corre bem, felizmente isto foi o pior que me aconteceu ate agora. Tenho sido rodeado de uma boa energia incrivel e as pessoas que tenho conecido, os locais que tenho visto e as licoes que trago em mim acumulam-se de forma saudavel e cada vez com mais significado!

Talvez uma das coisas mais importantes que me tenho vindo a aperceber e que ja aqui falei, prende-se com a nossa falta de activismo e perante a corrente situacao em Portugal, na Europa e no Mundo, penso que chegou a hora de sermos activistas! Nao pelos que nao o podem ser, mas porque nos temos a possibilidade de o ser e assim fazer a diferenca. Nao me interpretem mal, o que quero dizer e mesmo o que esta dito, activismo passa por lutarmos moral e fisicamente (mobilizando-nos e nao com guerras ou combates no seu sentido puro) pelo que acreditamos e pelo que julgamos ser justo. Na India diz-se que a verdade por si so triunfara, no nosso mundo infelizmente isso nao e verdade e nao so vivemos num mundo construido cada vez mais pelos Media e pelos Mercados como tambem cada vez mais nos acomodamos a ele e a essas informacoes por vezes mentirosas, pouco ou nada fazendo quando chega a hora de fazer algo. O activista nao e aquele que diz que o rio esta sujo, o activista e aquele que limpa o rio. Temos de passar a accao :) Esta viagem para mim e parte dessa accao que quero continuar a fazer de outras formas quando chegar a casa!

Em breve fotos :)

1 comentário:

  1. Nuno:

    Este último paragrafo é o que te vais aperceber e cada vez mais ao longo da tua viagem! Ela vai mudar a forma como ves as coisas, a sociedade, as pessoas...tudo! Vais perceber que o mundo não é livre, que o mundo não é tão fácil como aqui (mesmo com troikas). Vais voltar outra pessoa. Para melhor. Garanto-te. Mantem o espirito aberto, sempre a assimilar e conviver com os locais e terás recordações para toda a vida.

    Walk On!

    Rui Correia

    ResponderEliminar