sexta-feira, 25 de novembro de 2011

Emirados: o pais artificial!

Marhaba!

Estou nos Emirados, em Sharjah, onde estabeleci a minha base de exploracao dos Emirados Arabes Unidos. Como o proprio nome indica, este pais e constituido por uma uniao de sete emirados que juntos formam o pais que comemora no proximo dia 2 de Dezembro os 40 anos da sua uniao no corrente molde.


Visitei apenas tres cidades de tres emirados: Sharjah; Dubai e Abu Dhabi.

Antes de continuar tenho de confessar que sofri um choque cultural e sentimental muito grande. Vim do Irao onde tive uma experiencia fantastica e onde tudo e diferente, completamente diferente daqui e como tal levei um estalo muito grande a ponto de ter de necessidade de ficar por casa o primeiro dia so a descansar e a preparar-me psicologicamente para tudo o que suspeitei que iria ver, fruto da viagem do aeroporto ate a casa onde estou hospedado. As mulheres aqui podem fazer tudo o que fazem no mundo ocidental ;) (saia, cabelo ao vento, beber alcool desde que nao seja na rua - o mesmo se aplica aos homens- etc)

Entao e assim, em qualquer uma das cidades se podem descobrir: arranha ceus gigantes (o maior do mundo esta aqui); ruas largas; carros de luxo a entupir as ruas; super-mercados em todas esquinas, ruas e predios (um dos maiores, se nao o maior do mundo, esta aqui); verde em todo o lado (relva, palmeiras e por ai fora). Nomeem qualquer coisa, qualquer coisa que vos apeteca neste momento e vao encontra-la aqui com quase 120 por cento de certeza!


Sharjah: Pescador no porto

Sharjah: vista sobre parte da cidade

Dubai: Campo de hoquei e patinagem no Dubai Moll (um dos maiores do mundo)

Dubai: Tubarao no aquario do Dubai Moll

Dubai: Aquario dentro do Dubai Moll

Dubai: Dubai Moll

Dubai: Vista da cidade

Abu Dhabi: Maior carpete do mundo em uma peca (na Sheikh Zayed Mosque)

 Abu Dhabi: Sheikh Zayed Mosque

Tudo o que ha de melhor em Londres, Paris, Nova Iorque, Tokio, ha aqui tambem. Mas quem compra tudo isto perguntam voces??? Bom a resposta e quase obvia, o petroleo, ou melhor quem usufrui do dinheiro proveniente dele. Neste caso os Arabes que sao nativos deste pais. Mesmo assim segundo consta sao bastantes mais simpaticos que os da Arabia Saudita por exemplo. Todavia o que importa salientar aqui e que se alguem se da ao luxo de poder comprar os carros topos de gama, casas na praia, etc alguem tem de trabalhar para que isto tudo seja possivel, ou, no minimo, exista. Essa mao de obra visivel, bastante, sao os milhoes de emigrantes oriundos do Paquistao, India, Malasia, Filipinas, Libano, Indonesia, Jordania e a lista continua mas sempre com dois factores comuns, o mundo islamico e serem explorados. Mesmo assim e melhor ser explorado aqui do que mal amado ou pobre no pais de origem e todos vem na expectativa e esperanca de uma vida e futuro melhor.
.

Portanto pais artifical pois:
  • as pessoas que por aqui vivem ou estao de passagem ou sao multimilionarias e vivem a parte do mundo real
  • tudo e importado e nada aqui produzido (a industria, a excepcao do turismo e inexistente)
  • as cidades estao construidas em cima do deserto ou do mar (rios, palacios, jardins, ilhas no mar tudo pela mao do homem)
  • a lingua comum e o ingles que se fala em todo o lado devido a diversidade de linguas aqui constatados
  • a cultura local e inexistente ou pelo menos desapareceu, devido a tal mistura de culturas, racas, vidas
Dubai: Burj Al Arab

Enfim e um pais bom  para se visitar com os amigos em ferias (uma semana) ou entao trabalhar uns meses ou anos para juntar dinheiro, visto que nao ha impostos e portanto tudo o que se ganha entra direitinho nos bolsos e dependendo da nossa profissao podemos fazer mesmo muito dinheiro (eu como engenheiro posso comecar a ganhar no minimo 4000 euros por mes limpos para um custo de vida igual ao de Lisboa por exemplo para se ter uma nocao).

Senti o que tinha a sentir dos Emirados, segue-se o Oman, vamos ver o que traz tambem este pais :)

Ate logo!

4 comentários:

  1. É pá, essa cena da maior carpete do mundo em uma peça. Quem é que te vendeu isso? :P
    Como vi ali umas colunas, fiquei a pensar como raio seria possível fazer uma carpete que desse para encaixar nas colunas. eheh.
    E também me lembrei que na Argélia, por vezes, queriam fazer-me crer que as coisas eram mil vezes melhores, maiores e mais reconhecidas do que o que eram na realidade.

    Man, quanto mais estalos destes levares na tua viagem melhor! É sinal que estás a percorrer um mundo rico e muito diferente! Quando esse estalo desaparecer, então já somos todos como os Emirados: uma mistura de muita coisa diferente que dá origem a uma coisa esquisita.

    Abraço! :)

    ResponderEliminar
  2. Salam,

    Ja há algum tempo que queria deixar aqui um comentário. O andré falou-me deste blogue. Eu tb estou a viajar à volta do mundo... quase em paralelo contigo. É interessante para mim ver que os feelings que temos tido têm sido mais ou menos o mesmo (e eu evitei de ler no inicio o teu blogue pois ias à minha frente e nao queria ser influenciado). Nos emirados só tive umas horas mas tive exactamente esse feeling um sitio artificial e um desperdicio de dinheiro. Chegar do Irão e aterrar ali é algo brutal.

    De resto parabéns pelo teu blogue e pelas tuas fotos. Continuação de boa viagem e se precisares de alguma coisa diz. BTW o meu blogue é http://nomadworldtour.blogspot.com e o meu mail joaocardiga@gmail.com

    Um forte abraço

    ResponderEliminar
  3. Paulo,em relacao a carpete aparenta ser mesmo verdade, foi feita no Irao e se a virmos com atencao os locais onde as colunas encaixam foram meticulosamente tecidos (nao tecidos neste caso) na totalidade da carpete, e brutal o trabalho ... Em relacao aos estalos concordo em absoluto!!! Venham eles, mas nao fisicos, apenas psicologicos eheheh

    Joao, Obrigado pelas tuas palavras, vou ver o teu blogue com certeza e o resto seguiu ja por mail. Abraco e obrigado! :)

    ResponderEliminar