sábado, 4 de agosto de 2012

San Francisco, novo (velho) mundo.

Olá, como estan?

Na televisão passam os jogos olímpicos quase em semi-directo! Isto porque com o fuso horário é impossível seguir tudo in loco. Cá por casa houve alguma desilusão ontem, não por o Phelps ter ganho a quinquagésima medalha nuns jogos olímpicos (na verdade foi a vigésima primeira), mas por todos quererem ver a ginástica ao vivo e não ter sido possível pois só mostraram à noite quando já se sabia quem venceu ...

Estou em São Francisco e estou para ficar mais duas semanas. Encontro-me em casa da Lauren a viver com os seus companheiros de casa que são fantásticos e caricatos. Vivem aqui um gay, uma lésbica, um casal com uma rapariga e um rapaz, a Lauren e eu, numa casa que fica no bairro da Missão que é um bairro onde a língua predominante é o espanhol, a seguir ao espanhol que ocupa também o segundo lugar no pódio à frente do inglês. Nesta curta estadia que ainda aqui passei já deu para perceber que a casa e o bairro são a imagem do que é São Francisco. Por outras palavras a mistura entre culturas, géneros e a livre sexualidade que se experimenta neste local é incrível. Tenho percorrido os parques da cidade a aproveitar o sol e os dias soalheiros que por aqui permitem pedalar com a bicicleta pelas ruas onde o espanhol se ouve em cada esquina, em cada loja ou lavandaria exactamente igual às dos filmes. Uma aragem fria mas que sabe bem enquanto procuro o meu caminho e que o sol se encarrega de não fazer sentir muito ao aquecer-nos. Permite ainda sentir um cheiro distinto a canábis no ar, canábis que se encontra em todo o lado. De resto a casa é incrível. Com o seu estilo típico de São Francisco tanto no interior com os quartos estilo vitoriano no interior e no exterior em madeira e janelas saídas, a decoração feita por todos os que cá vivem é uma mescla de criatividade, arte e harmonia em cada canto e em canda sorriso e conversa. 

O ambiente é criado não só pelos habitantes da casa mas também pelos amigos que por cá vão passando e ficam uma noite ou mais e criam uma atmosfera fantástica de se viver. Comidas, conversas, gargalhadas, segredos, enfim uma panóplia de momentos e pessoas que se complementam e vivem constantemente em harmonia. Gosto! A rapariga que gosta de raparigas é super acelerada e é actriz. Está por cá a fazer uma peça e por isso de manhã está a ler o guião e à tarde tem ensaios, todavia conversar com ela é hilariante e interessante, todos os temas são exacerbados e com um conteúdo de comicidade enorme enquanto fala a um ritmo digno de medalha olímpica! O rapaz que gosta de rapazes é mais tímido e reservado, é o residente mais antigo da casa e que decide sobre assuntos como a renda e quem vem ou fica. Todos têm uma palavra mas a dele é a final. Trabalha a realizar serviços de catering numa universidade e ainda não tive muitas oportunidades de conversar com ele. Depois o casal com o rapaz que vive com a rapariga é bastante extrovertido e criativo. Desde conversas, palhaçadas até estarem a formar uma companhia juntos funcionam a compasso e com uma energia incrível. Ele é engenheiro de software e vai fazendo uns sites e outras coisas para ganhar mais umas coroas enquanto agora se foca na empresa que estão a criar em conjunto e ela trabalha numa organização de protecção do ambiente. Ainda os estou a conhecer a todos e aos amigos da Lauren e deles que por cá vão passando e espalhando o seu charme e cores. Por agora todos falam do Burning Man que vai ocorrer perto do final de Agosto e é um festival de verão no meio do deserto onde durante uma semana todos se vestem com roupas e vestimentas totalmente criadas ou aleatórias e onde a música e artes de artistas menos conhecidos não param durante o dia para ajudar a canábis e/ou álcool a sortirem mais efeito.

Quanto ao choque cultural por enquanto é nulo, talvez pela cidade ser composta por tanta diversidade como se encontra ao viajar por este mundo fora! Todavia beber água da torneira ou não estar suado o dia todo, utilizar uma faca para cortar a comida, entre outras coisas são algo que me fascinam e que a em breve me reabituo com certeza. 

E pronto, por enquanto é isto, a vida São Franciscana que tenho vivido nestes primeiros dias do mês e que têm sido de descanso, recuperação dos voos, sentir a cidade e os seus habitantes e conhecer mais estas pessoas extraordinárias com quem partilho esta casa no bairro mais sul ou centro americano da cidade. Conversas, momentos e vidas que por aqui descorem sem dúvidas ou repressões!

4 comentários:

  1. Pessoas como tu inspiram-me!! ;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá e obrigado! Gostava de saber quem és todavia ... Mas obrigado :)

      Eliminar
  2. Olá... deixa estar, não vais mesmo saber quem sou, até porque vim parar ao teu blog por mero acaso. No entanto, não posso deixar de mencionar que admiro a coragem de pessoas como tu, que "abandonam" o certo pelo incerto, à procura de viver experiências única e irrepetíveis! Boa sorte! :) Inês

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá ... Inês, gosto mais assim!!! :) Apesar de não teres cara pelo menos tens um nome :) Obrigado mais uma vez pelas palavras, mas honestamente (se calhar por estar a viajar já há alguns meses) sinto que pouco incerto há na medida em que parece normal viajar. Talvez no início exista alguma incerteza fruto do receio pelo que não conhecemos e pela expectativa que se cria sobre o que vai acontecer, é o nosso ser a reter-nos em casa por ser mais rotineiro e normal. Agora olho para trás e vejo a viagem e pouca incerteza se verifica de certa forma. Muitas surpresas sim! É mesmo só uma questão de dar um passo a seguir ao outro, de seguir com sonhos e torná-los realidade! Quando viajares envia-me o teu blogue porque vou querer acompanhá-lo!!! :D Beijinho e obrigado por me deixares associar os teus comentários a um nome :)

      Eliminar