sexta-feira, 1 de junho de 2012

Hanói

Bom estou de volta!

E que volta :D

Jantei comigo hoje, calmamente comi a minha sopa de dummplings de porco, colher após colher, enquanto bebia uma cerveja Hanoi e via a vida que decorria à minha volta. Sentado na minha cadeira de plástico modelo infantil, na minha mesa de plástico modelo infantil, observava todos os adultos que tomavam conta das suas crianças, ou, não as tendo, apenas conversavam enquanto todos comiam o seu jantar e bebiam ou a sua cerveja ou o seu chá gelado que se encontrava sobre as suas mesas de plástico modelo infantil enquanto estavam sentados nas suas cadeiras de plástico modelo infantil.

Momentos de reflexão e relaxamento.

Família alegre.

Pausa para almoço.

É uma vida mais calma a da noite do que a do dia, mas sem dúvida também aqui dinâmica. As motas são em menor número, os passeios são transitáveis por peões que não têm de se aventurar nas estradas enquanto as motos ocupam o seu lugar no parque em que o passeio se transforma durante o dia. A vida aqui decorre sobre duas rodas, tudo se move (quase tudo) ou é transportado em cima de uma qualquer moto. O ar é mais fresco por contraste com o calor e humidade que se fazem sentir durante o dia, ainda bem que o sol apenas espreita por entre as nuvens se não seria a morte por sufoco e desidratação da cidade. De resto as raparigas arranjam-se para jantar e andam em calções curtos mas fashion ou com vestidos mais ou menos reveladores de acordo com as últimas modas nacionais ou internacionais, ainda não percebi pois não tenho acompanhado muito este capítulo da vida mundana. Certo é que já são lindas e assim arranjadas ainda mais o ficam. As vendedoras ambulantes que por aqui existem como pragas, à noite recolhem a casa e o caos que se sente durante o dia e que pode ser algo entre o sufocante ou o enebriante desaparece durante a noite dando lugar a uma calma que só em alguns locais, como os fantásticos jardins que aqui existem, se pode encontrar durante o dia. As árvores que pintam todas as ruas de verde intercaladas com as cores e estilos arquitectónicos dos prédios e ainda os barbeiros de rua, os taxistas de moto, tudo é uma explosão de vida, cores e sons à nossa volta ao andarmos por aqui ...

Carregar a casa às costas não é só para as tartarugas ou caracóis.

Fruta? 

Dia-a-dia sorridente.

Visita ao templo.

Quebrar as regras por bons motivos durante a visita escolar ...

Charme de Hanói (parte 1)

Jardins e fairy tales!

Fotografias com estória :)

Belo abacaxi e belo sorriso.

Conversas de rua (A)

Passar o tempo entre vendas.

Cortar o cabelo é quase para qualquer um e uma experiência única.

Conversas de rua (B)


O Vietname é um país comunista onde os símbolos de tal ideologia estão visíveis em vários sítios segundo me contam. Apenas conheço Hanói e por aqui podemos ver estátuas to Tio Ho Chi Min ou do Tio Lenin; várias bandeiras vermelhas com a estrela amarela comunista; os uniformes dos militares ou polícias evocam os tempos em que o uniforme único era moda pelas bandas orientais; enfim entre outras coisas estas são talvez as mais sonantes. Todavia podemos andar por todo o lado sem medos ou receios do que quer que seja e isso já é um grande factor para nos sentirmos bem. Outro factor é o facto de a cidade nos trazer o que precisamos.

                        Ele deixou fotografar :)                        Mausoléu do dirigente Ho Chi Min

Como disse isto aqui é caótico durante o dia, mas em cada esquina, em cada rua, em cada moto ou loja/restaurante, seja onde for, há um sorriso, um olá, um movimento de olhos que nos acolhe e dá paz no meio de tanta confusão. É fantástico como se pode sentir a energia e a vibração da cidade ecoar por nós sem criar qualquer tipo de receio, pelo contrário, por exemplo atravessar aqui uma rua é uma aventura tão intensa em adrenalina ou fantasia que qualquer receio ou dúvida não têm margem para subsistir! Assim entre melancolia ou tristeza, alegria ou êxtase, encontramos sempre o nosso lugar e terminamos o dia envolvidos por uma espécie de felicidade e paz confortáveis e tranquilas enquanto bebemos um chá ou uma cerveja com uma amena conversa sobre a vida, os amigos e o futuro.


Um adeus ou um olá quando são precisos                         ...                              Tranquilidade


Estado de espírito!

Gosto de Hanói e dos seus cidadãos, é uma cidade aberta, de mistura de culturas (vietnamita, chinesa, francesa), de mistura de modas e edifícios, entre estilos e línguas muito próprias.

Charme de Hanói (parte 2)

BOM FIM DE SEMANA :)


2 comentários:

  1. Tira uma foto com o teu chapéu à Tekken do Vietname ;P

    Et avez-vous pratiqué votre français? Hanói, deveras ¡estoy encantado! pelo charme que ilustraste O(∩_∩)O哈哈~

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Heeey :D Está tudo a perguntar por ti, tens de enviar um mail para os compadrese em PT a dar notícias ;) De resto tenho umas quantas fotos com o dito chapéu mas em Singapura onde também o usam :P O francês fala-se por aqui, o espanhol também e o inglês mais que as outras línguas, mas é engraçado poder falá-las todas e no outro dia até falei um pouquinho de português :) ahahha

      Abraço e bom Guanzhouanso :D :D :D

      Eliminar