quarta-feira, 13 de junho de 2012

Hanói, para sempre Hanói!

Mais um quarto de hotel, desta feita custa apenas 6 dólares americanos (portanto dos Estados Unidos da América e não de Singapura, Hong Kong, Nova Zelândia ou outro qualquer país onde o dólar seja a moeda) sem pequeno almoço. É um negócio mais ou menos bom pois o quarto é minúsculo e a casa de banho é estilo asiático, portanto sem pia, bidé, lavatório, na verdade apenas um chuveiro que tenho de ter cuidado a tomar banho para não meter os pés por acidente ou azar dentro da pia estilo asiática (um buraco rodeado de cerâmica) no chão. Estou em Hói An mais perto do sul, a cerca de 780 km de Hanói de onde sai há três dias. Esta é uma pequena pacata vila, o que não é difícil pois comparada com o caos e confusão de Hanói, qualquer cidade ou vila é o céu na terra. Vale a praia que é deveras fantástica e o centro antigo da cidade que além de muito sui generis é bem interessante e caracterizado!

Cu Dai beach sunset.

Mas bom esta entrada prende-se com a minha despedida de Hanói e não com Hói An. Apanhei o comboio às 6h15 da manhã há três dias atrás e no trajecto que fiz na parte de trás de uma taxi-moto, pude ter a melhor despedida de sempre de Hanói. Passo a explicar. A cidade de Hanói durante o dia pertence às pessoas, às motos, à confusão, mas, durante a noite e madrugada, pertence ... aos pássaros. É verdade. Existe esta tradição de ter pássaros, dos mais aos menos exóticos, em pequenas gaiolas de madeira todas ornamentadas e penduradas em cabos eléctricos, varandas, árvores, ou simplesmente colocadas sobre uma mesa. O efeito que isto cria é um palrar constante que durante o dia é imperceptível mas durante as madrugadas e um pouco à noite se ouvem perfeitamente dando a esta cidade o remate final no contraste diário entre divino e mundano, etéreo e infinito, paz e caos, enfim tudo o que aqui quiserem colocar funciona. Portanto ia eu com esta sinfonia nos meus ouvidos, o senhor da moto a fumar e a conduzir a moto, as famílias já se encontravam na rua a jogar badmington, andar de skate ou bicicleta, jogar futevólei, correr ou simplesmente andar ou correr à volta dos lagos e jardins da cidade. Sem caos nem pressa, apenas uma ou outra moto andavam a transportar escadotes, sofás, etc; sem vendedores ambulantes; sem carros desgovernados ou buzinões tão constantes, enfim paz escrita em todas as ruas, ruelas, casas e no sorriso matinal de todas e cada uma das pessoas que cruzei!

Gaiolas e gaiolados 1

Lunch time :)

Descansando sobre a vida.

Gaiolas e gaiolados 2

Entrelaçados, sempre!

Gaiolas e gaiolados 3

Lago central de Hanói

Pevides de girassol.

Cafés de rua de Hanói o local do descanso

Escrever, fumar, café e uma conversa.

Cozinha Hanoiense.

Ontem foram os Santos em Lisboa (aaah únicos Santos até hoje que passei fora de Lisboa) e liguei aos meus amigos que estavam reunidos em casa de uma grande (apesar de pequena em altura) amiga em Alfama a celebrar. Sorrisos, traços, alegria, convívio e festa que é o que se quer. Foi bom, muito bom mesmo e deu para matar muuuuuitas saudades e um lado cómico. Principalmente pelo caos numa casa já de si pequena e agora sobrelotada. Parecia Hanói em hora de ponta, com pessoas a aparecerem de todos os lados do ecrã, tal como as motos por esta cidade, e quando menos se espera alguém aparece com a cabeça vinda da parte de baixo do ecrã, delicioso ahahahah ainda me estou a rir só de pensar. Também há uns dias vi o jogo de Portugal pela primeira vez no estrangeiro e hoje vou ver o segundo. Rodeado de Vietnamitas e alguns estrangeiros que não têm equipa favorita nestes jogos pois são de outras nacionalidades que não a dos países em confronto directo no jogo. Está a ser uma experiência interessante só faltam os jogadores portugueses jogarem para ganhar durante o jogo todo e proporcionar além de um bom espectáculo uma boa festa depois de cada jogo ahahah Por aqui os vietnamitas comem futebol, a toda a hora antes e durante os jogos estão a ver ... jogos de futebol do Euro 2012 é incrível. Quase que tudo para e bom ao menos não é durante o dia os jogos em directo, o horário aqui é ou às 23h00 ou às 1h45 da madrugada bem bom e proporciona situações como ver um jogo em directo que está a decorrer na Europa a um sábado e aqui na madrugada de domingo :)

Até já :P

E com isto vos deixo para mais um dia de praia aqui, mais um dia de ressaca ai, mais um dia de alegre pantominice pelo mundo nos dois lados ... :)

CARREEEEGAAAA PORTUGAL :D

4 comentários:

  1. este é o blog de viagem mais fascinante que alguma vez tive a oportunidade de ler.
    a humildade de quem vai ao encontro das culturas, sem egocentrismos etc. estou a gostar imenso de acompanhar.

    a leitora

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado, leitora, pelas palavras e pelo incentivo :)

      Os melhores cumprimentos e vou tentar estar à altura das expectativas ;)

      Eliminar
  2. olá,
    decididamente, nunca vi um blog de viagem como o teu!
    as expecativas são altas, mas o mais importante e o k estás a viver! parabéns!

    leitora

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado e para manter as expectativas e as viagens de todos elevadas, ja ai estao mais duas entradas colocadas no blogue e uma outra a caminho!

      Ate ao proximo comentario! :)

      Eliminar