sexta-feira, 2 de março de 2012

Adeus Nepal, Ni hao China

Ni hao??? (é mais ou menos este o som porque não tenho os assentos)

Estou na China! E curiosamente desde que ontem voei até aqui e hoje de manhã passeie tenho gostado de tudo o que tenho visto, depois foco em particular no quê e falo sobre esta China que estou a viver :D

Agora vou só despedir-me de vez do Nepal e deixar-vos o último post sobre este país soalheiro localizado no sopé dos himalaias e que se estende até ao topo de alguns dos picos mais altos do mundo! É deveras e de facto um país a visitar e a nos perdermos, o único se não é estar longe e ser ainda caro chegar aqui, mas sem dúvida um local para trekkings e aventuras aquáticas dos mais interessantes do mundo. Polvilhado com uma população extremamente simpática e dada, às conversas, a mostrar e partilhar a sua vida, à procura de quem é o outro, enfim tudo o que um viajante pode querer para descobrir e se descrobrir numa cultura alheia, o Nepal torna-se num país hospitaleiro e fácil.

O Nepal é ainda um local que para ser vivido a 100 por cento não nos podemos deixar cair nas garras das agências de turismo locais que tudo nos preparam e tudo nos organizam, não, tem de ser explorado por nós, a apanhar autocarros locais e conviver com os locais na procura do lugar ao sol e do caminho que vamos construindo por nós. Aconteceu-me ter estado numa guest house onde estava também um indivíduo de uma agência que me organizou o trekking, a viagem a Pokhara (apenas o autocarro) entre outras dicas deliciosas e acabei por perder um pouco aquela sensação que gosto de ter quando me encontro com alguém por acaso no autocarro, ou de ter de procurar as coisas por mim, mas bom faz parte da viagem e por vezes também sabe bem ter mais viajantes ou turistas por perto com quem partilhar experiências e ouvir sobre outras realidades e assuntos mais comuns, como as eternas discussões sobre política e Europa (que tanto gosto!) e sobre as realidades e momentos que vivemos e encontramos. Tive um momento desses anteontem a viajar com o João Cardiga, um viajante da alma e do coração que me permitiu viajar no tempo na minha viagem e com quem vou desenvolver alguns projectos em casa de certeza! :)

Comparam o Nepal à India, a meu ver erradamente, a India é pior em casos de pobreza, miséria, poluição e mais coisas que o Nepal, apesar de no Nepal podermos também constatar casos destes. De qualquer das formas são realidades distintas. Quero só deixar uma reflexão sobre as crianças que pedem nas ruas e a quem muitos turistas dão dinheiro. É uma questão delicada mas que se analisada, cada vez que dão dinheiro ou comida a uma criança estão-lhe a dizer não vale a pena perderes tempo nos estudos, pois estás a perder dinheiro! Muitas destas crianças são exploradas e o que se tem de procurar é uma forma de dar poder às autoridades locais para combater estas explorações e colocar os miúdos fora das garras dos mafiosos. Enfim mais reflexões no futuro sobre este assunto pois marca e é assustador ver as realidades da India e do Nepal neste campo. Claro com a poluição incrivel que se faz sentir nos pulmões ao fim de alguns dias ...

De salientar o encontro com o Sr. Evereste quando já estava a sair do Nepal, algo que foi lindo e ao mesmo tempo brutal, não vou esquecer! Não conseguimos ter noção das alturas pois é tudo tão gigante e só temos asmontanhas também elas gigantes ao lado para comparar por isso perdermos noção da altura, mas é esmagador estar perante estas forças da natureza :)

As fotos não vão dar para por muitas porque na China há censura e tenho de usar o meu software do Irão para aceder ao blogue, facebook e so on ... Assim que conseguir vou colocar algumas.

Bem hajam e até logo :)

2 comentários:

  1. Fico contente que tu e o João Cardiga se tenham encontrado ;) Ele é um bom amigo, hehe. Abraço.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Viva,

      É verdade encontrámo-nos no Nepal finalmente ao fim de alguams tentativas na Índia. Adorei o encontro porque revisitei alguns momentos na minah viagem e falámos de planos futuros para Portugal e tudo o mais, como parar é morrer já temos algumas ideias que espero que se venham a tornar realidade mal estejamos juntos em Portugal.

      Obrigado por o teres apresentado! Ah e já ouvi dizer que iniciaste um projecto muito interessante em Tomar que quero acompanhar! Parabéns e espero que tenha sucesso :)

      Abraço e vai dando notícias!

      Eliminar