terça-feira, 6 de dezembro de 2011

Masalam Oman :)

E verdade, a peninsula arabica ficou para tras e por agora um novo desafio (que ja estou a amar) surgiu: a India.

Antes de falar dos meus receios e primeira ideia da India deixo-vos um comentario sobre o Oman e o que trago das minhas mil e uma noites arabicas ...

O Oman e diferente dos Emirados, e a primeira grande constatacao que sobressai! Isto porque neste pais (gigante pelos padroes portugueses) ainda existe cultura (arte, musica) que nao e importada, ainda existem locais historicos para se visitiar com caracteristicas proprias. A parte disto e igual aos Emirados. O pessoal estrangeiro  (Indianos, Paquistaneses e pessoas do Bangladesh maioritariamente) fazem todo o tipo de trabalhos manuais e que envolvem mais o desgaste fisico (construcao civil, guiar os taxis e autocarros, lojas de cha e comida, lojas no geral, trabalhar nos campos, etc). Depois as partes burocraticas e tudo o que tem a ver com atendimento ao publico ou gestao das empresas e entidades governamentais, professores, bem como gestao das quintas e trabalhos agricolas, cabe aos Omanitas, bom, de vez em quando e mais nas cidades que nao Mascat, podemos ve-los a trabalhar como condutores de carrinhas escolares ou nos souques (bazares). Os omanitas sao, de resto, uma minoria de cerca de 1.800.000 habitantes num total de cerca de 6.000.000 de pessoas a viver actulmente no Oman. Existem ainda os Beduinos que trabalham no turismo a levar pessoas para o deserto ou a criar camelos, ou ainda a viverem da venda  de  artefactos por si produzidos.

Se metade da populacao Omanita for activa e dessa metade 2/3 estiverem abaixo dos 40 anos, estamos a falar de quase toda a populacao jovem como activa e de cerca de 700 a 800 mil pessoas, o que de todo nao e muito para o tamanho do pais e mercado existente.

Obviamente a diferenca de salarios e escandalosa como nos Emirados. Os omanitas tem uma mesada fixa do Sultao (O Oman e um Sultanato, portanto nao ha rei, mas sim um sultao e conselho real que com ele governam) de cerca de 800 euros por mes e ainda recebem em cima disto o salario do trabalho que realizam e que pode ir dos 800 euros ate valores muito elevados (devido a industria do petroleo existente no pais). A par disto, por cada filho numa familia, o homem recebe cerca de 700 euros por mes para gastos com a crianca ... e um luxo e por isso as familias sao de cerca de 7 a 10 filhos!!! Com a vantagem de o sultao saldar as dividas das familias omanitas anualmente! Portanto e comum ver carros topo de gama, apartamentos luxuosos, telemoveis e aparelhos tecnologicos que acabaram de sair, enfim, uma panoplia de coisas que em Portugal apenas os mais abastado podem pensar ...

Quanto aos emigrantes recebem apenas valores de ate cerca de 100 euros por mes nas melhores das hipoteses a nao ser que sejam engenheiros ou com profissoes mais elevadas, o que acontece com alguns indianos a trabalhar na industria do petroleo por exemplo.

Mas ha gastos muito elevados, como por exemplo nos casamentos, um homem para se casar tem de dar no minimo 10 000 euros a mulher em dinheiro e cerca de, no minimo, 4 000 euros em roupa, perfumes, joias, etc, um verdadeiro luxo. A par disto ha mais homens que mulheres e como tal e notoria a falta de possibilidades das pessoas que vivem no campo ou como pescadores de se casarem ...

De resto no Oman fui hospedado por uma familia Omanita e pude viver como e a separacao entre homens e mulheres e as regras muculmanas no seu estado mais puro. Homens num lado e mulheres no outro, zonas das casas assim divididas para comer, dormir, receber pessoas etc. Ha regras mesmo fortes e asmulhers nao podem cumprimentar os homens ou rapazes em publico que nao sejam do seu aglomerado familiar, as vezes nem verem nem serem vistas, por isso e raro ver mulheres que nao estrangeiras nas ruas ... e muito diferente e mais restrito que no Irao por exemplo, mas mesmo assim mais livre que na Arabia Saudita segundo dizem.

O pais em si vale a pena visitar, a comida e o gasoleo (cerca de 20 centimos por litro) sao dados, mas tudo e fora das cidades (que sao distantes umas das outras), as montanhas, as praias, os vales e canyons com rios e paisagens deslumbrantes, o deserto e os locais para la acampar, enfim toda a diversidade e magia que o pais tem para oferecer esta apenas acessivel se alugar-mos um jipe ou se o levarmos connosco! Os hoteis sao carissimos (cercade 20 euros no minimo) e as nossas capacidades de argumentacao e regatear aumentam exponencalmente se tentarmos comprar coisas nos souques e andarmos de taxi! O meu conselho, vao ao Oman com amigos e levem um jipe, pois podem ver tudo ,acampar em todo o lado e ter uma experiencia linda!

Quando tiver tempo coloco as fotos!

Fui convidado para um casamento Indiano e tenho de ir apanhar o comboio de Delhi, onde cheguei ontem, para o Rajastao pois e la, numa cidade chamada Alamore, que tudo vai acontecer. Espero de la ter tempo para colocar as fotos do Oman e as primeiras impressoes da India (imaginem um jadim zoologico onde os animais - macacos, vacas e caes- andam misturados com pessoas de varias culturas, religioes e aspectos e mais nao digo)!

Masalam Arabia, Namaste India!

2 comentários:

  1. Gostei de ler.Porém , o 5º parágrafo, na parte final... Ha quanto tempo estás fora de Portugal...Bom tenho em atenção o 7º paragrafo, nada mal
    Ma Mariana

    ResponderEliminar
  2. Ola MA Mariana, obrigado pelo teu comentario. So agora conseguo rsponder e a verdade e que ja deixei Portugal jha cerca de dois meses e meio mas vou seguindo as noticias com atencao e com muita pena minha vou assistindo a degradacao constante de tudo ... De resto o que mais me impressionou nao sao os 100 euros na melhor das hipoteses mensais que estes explorados deslocados recebem. O que me impressiona e a forma esclavagista como alguns deles sao tratados e disso felizmente nao temos ainda tao visivel e aberto no nosso pais!

    Quanto ao paragrafo 7, a mulher e vista como um objecto cada vez mais e isto e uma forma de a comprar, ela escolhe o dinheiro e nao tanto a pessoa e por vezes e a familia, o pai, que escolhe, funciona com base nos interesses e e apenas acessivel a uns quantos estes luxos, nao e justo! :)

    Por favor continua a comentar e a trocar ideias :)

    ResponderEliminar