sábado, 12 de novembro de 2011

تولدت مبارک Nuno

Olaaa,

(tavallodat mobarak)

 

Bem vindos ao mais importante dia do mundo! E verdade, hoje e o dia doze de novembro e e o meu aniversario! yeeey e provavelmente sou das pessoas mais sortudas do mundo pois estou com imensa malta muito fixe e esta a ser a loucura ... O importante e que nao estou sozinho e por isso esta a ser em grande!

Da ultima vez que coloquei uma entrada estava em Mashhad e agora estou em Yazd, a cidade dos Zoroastrianos. Cheguei aqui ha tres dias e a cidade e bonita apesar de ser toda castanha devido a todas as casas e edificios serem construidos com adobe. A cidade tem uns quantos minaretes e nao deixamos de nos sentir como o principe da persia a deambular pelas ruas labirinticas e todas iguais. Todavia a cidade esta meio abandonada, pelo menos a parte mais antiga e que constitui o centro da cidade. O que se passa e que esta cidade e das mais antigas do mundo e como tal carece de imensas reparacoes, por isso e comum vermos as casas algo destruidas ou abandonadas. A casa tipica de Yazd e rodeado por altos muros e no interior um pateo e um jardim e os compartimentos da casa estao a volta do pateo central, tal como nas vilas romanas, e bem bonito. Existe ainda uma chamine para o ar entrar na casa e a refrescar no verao. De resto a cidade e das mais calmas e gosto realmente disto aqui, com as montanhas e o deserto a volta! As pessoas sao como em todo o lado no geral simpaticas e aqui mais que noutro sitio acontece algo fantastico. As pessoas passam por nos de carro ou mota e gritam: "Hello Mister" ou "Hellooo", ou "How are you?", e mesmo fantastico!

Nascer da Lua sobre Yazd


De resto o que ha a dizer e que consegui a extensao do visto por mais 20 dias em apenas uma hora e meia o que e muito bom, geralmente demora mais tempo, dias ate.

Tenho de colocar aqui algumas coisas importantes como as licoes que tive de carpeteria em Ispahan, a agua que se encontra em todo o lado, a visita ao masoleu em Mashhad, a vila cheia de neve em Kang e pronto por agora chega.

Entao e assim, apos muitas perguntas sobre o mausoleu em Mashhad, sim consegui entrar no mausoleu e ver tudo o que por la se passava. DEntro do complexop existem varias mesquitas e pateos lindos/ Em todo o lado as pessoas estao a ler o Corao ou a rezar e e tudo rodeado de uma calma enorme, mas quando entramos no mausoleu propriamente dito aquilo parece um rio com uma furiosa corrente! Todos se empurram e tentam agarrar as grades do mausoleu, e incrivel o que o fanatismo faz e ao mesmo tempo e lindo sentir a energia do local e a fe que os une, enfim coisas religiosas.

A agua no Irao e boa e pode-se encontrar no deserto, na mais recondita aldeia ou nas cidades, e potavel e nao sabe mal. O mesmo se passa com a electricidade e com a gasolina que e baratissima.

Perto de Mashhad ha uma aldeia que se chama Kang e que e famosa por ser uma aldeia ao longo de uma colina, lindo para tirar fotos no verao ou com sol e sem turistas. Quando la fomos (eu e o Pierre, Canadiano) estava realmente frio e decidimos pernoitar uma noite e no dia seguinte alem de estar tudo branco estava tambem a nevar! Brutal ...

Por fim em Ispahan e Mashhad aprendi algo sobre carpetes, nomeadamente como as escolher e ver a sua qualidade. Ha quatro coisas principais: o material de que a carpete e feita (la, seda, etc); o tamanho, ou grossura dos nos, se a carpete for feita a mao; a cor ser natural ou produzida quimicamente e por fim a idade, quanto mais antiga melhor e a carpete pois ja foi lavada varias vezes e mostrou o seu valor. Pode-se escolher ainda carpetes com  altura ou nao. E uma arte a carpeteria e existem cursos para perceber como fazer e o porque dos padroes usados nas carpetes. No passado as tribos nomadas nao sofreram influencia por parte do mundo muculmano por isso mantiveram muitos dos simbolos, cores e padroes usados, enquanto que nas cidades houve uma grande influencia e por isso e possivel distinguir claramente o local de onde vem cada carpete. Enfim muito mais ha dizer, mas o mais importante e que agora posso apreciar carpetes ehehehe

Bem vou aproveitar o resto do tempo pois agora por aqui ja sao 20:26 e o tempo voa. Por volta das 17h00 ja e noite cerrada aqui ...

Amanha Kerman e o deserto outra vez. Ate loooooogoooo :D

4 comentários:

  1. parabens! happy belated birthday ! (nao sei como dizer em portugues)

    ResponderEliminar
  2. Muitos beijinhos!!!!!!!!! É muito bom saber de ti e das tuas aventuras! Aguardo mais fotos desta cidade que parece tão bonita... Boa continuação! :) Rita Nunes

    ResponderEliminar
  3. as casas são feitas com adobe acrobat???

    ResponderEliminar