domingo, 20 de novembro de 2011

Man asheghe tajrabiatam dar Iran hastam!

Olaaa viajantes!!!

Antes de prosseguir quero agradecer a todos pelas mensagens que me enviaram aqui, no facebook, pelo e-mail ou para o telemovel de parabens!!! Foi mesmo muito bom receber tanto carinho e amizade aqui tao longe!!!
Agora prosseguindo deixem-me dizer-vos que o titulo desta entrada e, sem surpresas:" Amei a minha experiencia no Irao!" Nao tenho aqui caracteres em farsi por isso limitei-me a colocar o "Fenglish".

E verdade amei mesmo a experiencia no Irao e peco-vos a todos, nao agora ou ja ja, que viajem por este pais magnifico! O pais do safrao, do cha preto, da poesia e da conducao caotica! Deixo o Irao com um peso na alma e a responsabilidade de contar o que por la vi e vivi!!! Prometi falar dos contrastes e agora vou faze-lo.


As pessoas de forma geral sentem a repressao que o governo exerce sobre elas e e de facto visivel e palpavel essa repressao, seja na internet super controlada, na policia e militares constantemente nas ruas que tem o poder de interpelar e prender casais de namorados que nao sejam casados, iranianos que estao a falar ou passear com turistas ou estrangeiros, questionar-nos sobre quem somos e onde vamos (nao me aconteceu mas conheceo a quem tenha acontecido, apesar de na generalidade ninguem nos chatear com isto apenas aos locais). Enfim nota-se que o poder e exercido atraves da forca e da demonstracao da forca!  Por outro lado sente-se tambem que o povo iraniano nao se identifica com o governo ou os governantes (tanto politicos como religiosos) que neste momento estao a frente dos seus destinos. Sentem que nao fazem o suficiente por eles e que existe muita corrupcao. Todavia e apesar do acesso que conseguem a internete com os antifiltros e afins, mas que lhes possibilitam acesso a informacao e ao mundo, rapidamente percebemos na falta de poder e incapacidade a que estao remetidos e com que tem de aceitar esta subjugacao! Todos os dias pessoas sao presas e algumas torturadas, por falarem ou por pensarem de forma diferente. Esta e a realidade de um governo sangrento e opressor. Para os mais velhos, aqueles que viveram antes do 25 de Abril, facilmente percebem o que falo pois penso que seja exactamente o mesmo que vivemos em Portugal antes da nossa revolucao. E por isso que me constrange e me custa imenso pensar em todas as pessoas com que me cruzei e atraves de quem viajei ao Irao profundo, cultural e actualmente, que percebi o porque de algumas coisas serem como sao e a maravilhosa e milenar bagagem cultural que trazem com eles. Se Portugal foi grande outrora, tambem a Persia o foi e isso esta espelhado na historia, sao tambem eles um gigante adormecido a espera de ter forca e possibilidade suficientes de realizarem a revolucao que chamamos dos cravos. As mulheres sao a face mais visivel desta opressao na medida em que tem de andar sempre de shador ou veu, tem de andar num local separado dos homens nos autocarros, tem uma praia so para elas, nao podem cantar ou dancar em publico, nem tao pouco dar beijos a alguem e fazem geralmente quase tudo em casa, enfim uma catrefada de coisas, no entanto podem conduzir, menos mal :D



Outra coisa fantastica e o transito caotico e as proibicoes de beber alcool que levam a que as pessoas bebam na mesma, as escondidas claro, e conduzam pois nao ha uma lei clara quando alguem e apanhado a conduzir bebado, quer dizer e proibido beber alcool logo ninguem conduz bebado, percebem aqui o problema, nao sei como e com os seguros mas duvido que alguem os tenha pois a forma deles conduzirem garante tudo menos que nao se tenha um acidente (curiosamente nao vi nenhum durante este mes que la passei), enfim tudo do bom e do melhor :)

Viajei por sonhos, por vidas de procura de uma felicidade que lhes e negada,  por tradicioes fortes e entranhadas profundamente junto de algumas pessoas, mas ao mesmo tempo por um pais de honestidade, hospitalidade e amizade inquestionavel. Trago os sorrisos, os desejos e as vidas de muita gente, que espero (Enshallah) honestamente que se concretizem um dia. Trago a responsabilidade de comentar e dizer o que vi! Trago uma licao aprendida do que e a repressao e a inutilidade da nossa voz perante a forca do opressor! Nao vivi ou vivo no Irao mas hoje choro pelos que la ficam e nao podem partir como eu parti, simplesmente seguir viagem, nao podem erguer a sua voz alto sem sofrerem represalias, nao podem pensar no futuro pois o presente e esse futuro questionavel e imprevisivel. Por isso contentam-se com o que encontram e tentam mais ou menos seguir o seu caminho.

Trago os Iranianos e o Irao bem alto na minha voz e na minha consideracao! Mashallah :D

Amanha vou tentar colocar aqui as imagens do Irao, dos varios locais e do que vivi e senti, espero que aproveitem!

DE resto estou agora em Sharjah, nos Emirados Arabes Unidos, e parece que levei um estalo tal e o choque cultural e a diferenca ... mas isso fica para depois das fotografias!!!

Beijinhos, abracinhos e um ultimo khodahafez (bencao - hafez- de deus - khoda-, que serve de adeus em Persa) a todos voces.

Sem comentários:

Enviar um comentário