domingo, 6 de novembro de 2011

Dust daram Iran

Olaaaa,

Antes de mais ontem pude ver a familia toda pois foram os anos da minha mae (PARABEEEENS :D :D :D) e soube bem ver e ouvir a voz de toda a gente!!!

So agora consegui aceder a net pois com o controlo sobre a internet que e realizado no Irao so agora consegui aceder ao blogspot e ao facebook por exemplo, desde que deixei Tabriz!!! E entretanto tanto para contar desde a ultima vez que aqui coloquei algo.

Assim que conseguir coloco as fotos dos varios post, mas por agora so texto, pois as ligacoes sao mesmo lentas devido aos anti-filtros e proxys e enfins ... o que interessa vem agora!

Estou em Mashhad, que e a cidade equivalente a nossa Fatima. Se temos Roma e Fatima (ou Santiago de Compostela, ou outro porventura tao importante como estes dois), por aqui ha Meca para os Sunitas e Mashhad para os Xiitas. E um local deveras importante e imponente. Hoje pude sentir a energia e o sentimento comum que atrai milhoes de pessoas todos os anos a este local. O complexo de templos e mesquitas chama-se Imam Reza Shrine e e dedicado ao Imam Reza (para mais informacoes vejam na net que nao faltam :P). O mais importante mesmo e que entrar la dentro para mim nem foi impossivel como e para os turistas, pois sou facilmente confundido e tratado a maior parte das vezes como um iraniano. Isto tem o lado positivo de nao me chatearem nas ruas quando e para vender coisas (nao acontece muito na generalidade) e de poder circular em todo o lado sem ser confundido com um turista. Por outro lado, como em quase tudo, ha uma face negativa que e de por vezes quando preciso de uma boleia la tenho de esperar um pouco mais ou entao sou interpelado com perguntas de direccoes ou outras que nao entendo e la tenho de explicar que nao sou iraniano. as pessoas duvidam mas quando nao falo a lingua e comeco a falar em ingles la ficam convencidas!

Neste momento estou a ouvir as oracoes que ecoam por toda a cidade onde de resto quase posso afirmar, em tom de brincadeira claro, que e a ciade dos darth vaders (personagem da saga cinematografica
Star Wars). Isto porque as mulheres por aqui, praticamente 99%, usam um veu preto da cabeca aos pes que se chama Shadar (nao sei como se escreve) e que apenas permite que se vejam os olhos. Nao e uma burca atencao!!! Sao coisas diferencas.

De resto o mais chocante e de facto a separacao em quase todo o lado entre homens e mulheres que, em particular aqui, e mais vivida por ser o centro religioso mais imporante deles.

O irao e um pais com muita historia, comecou com o inicio da humanidade e prolonga-se ate hoje, sao talvez um dos paises com mais historia e isso reflete-se na sua cultura e arte. Esta cidade e famosa por ser o berco do mais famoso poeta persa: Ferdosi que escreveu sober os reis do passado e de antes da influencia muculmana na persia. E tambem devido a ele que o persa de hoje (farsi quando escrito, persa quando falado) e igual ao de antigamente, o que permite ler e escrever como se fazia no passado.

De resto e mudando de cidade, desde que sai de Tabriz, visitei Rasht, Fuman, Masuleh e Chalus no Mar Caspio, desci para Teerao e de la segui para Ispahan (uma das cidades das mil e uma noites mas hoje em dia pouco resta desses tempos magicos e fanmtasticos), de onde fui para o deserto junto de Khoor e vim ate aqui.

Saliento apenas que as cidades sao gigantes, mesmo as mais pequenas, pois devido aos constantes terramotos nao se constroi em altura, mas sim em cumprimento e como tal as cidades espalham-se ao longo de quilometros. Para terem uma nocao, em Teerao, ha uma rua com ... 45 km de extensao!!!

O mais importante todavia, e o espirito hospitaleiro e amigavel que por estes lados se encontram. Em todos os locais e inquestionavel a honestidade, vontade de ajudar e prestabilidade destas pessoas, e uma regra mais que um costume ser assim. Espero que na Europa um dia consigamos se-lo!!!

Estive tambem no deserto por dois dias e duas noites e pude observar a solidao, a vastidao e vazio que rodeavam o local onde estava! E um local abandonado onde podemos ver que houve um complexo com algumas casas e existem algumas quintas a volta o que faz com que o local seja um oasis (com as palmeiras e outros afins) rodeado de deserto e montanhas altas com dunas na base por onde podemos descer as cambalhotas eheheh bem fixe!!! Andar em picos de montanhas, dunas com um declive enorme, ceu com estrelas, isolamento, de vez em quando sabe bem e ate porque e um isolamento do mundo e das cidades grandes, ja que estou sempre com alguem que conheci e com quem estou a viajar. Raramente se esta sozinho, e mesmo impressionante :) (mas as vezes cansativo).

O ceu pejado de estrelas, os camelos que por la apareceram, o abandono do local,  a verdura rodeada de uma vastidao castanha e deserta, tornaram estes dois dias em algo magico e uma experiencia que quero repetir noutro local.

Neste momento estou a viajar com um canadiano, uma vez que o casal belga decidiu rumar mais a sul por agora. A ideia e encontrarmo-nos em Ormuz para ir tomar uns banhos pois por la as temperaturas rondam os 30 e tal graus :D

Por enquanto continuo a aprender a farsi, ja sei o abecedario e a maior parte dos sons, mas a traducao e complicada e alguns dos sons tambem. De qualquer das formas e fantastico olhar para as letras e elas trasnformarem-se em algo legivel!!! O mesmo com os numeros e com os dinheiros que ja me oriento!!! Yupiiiii :D :D :D

Ah e incrivel o poder do futebol! Todos conhecem o Cristiano Ronaldo, o Mourinho, o Figo, o Carlos Queiros e o Eusebio, e incrivel ... Hoje nas noticias vem em alguns jornais a cara do Ronaldo com a bota de ouro eheheh.

Nao me manifesto por agora sobre as contradicoes no Irao mas assim que sair do pais coloco aqui uma entrada completa sobre isso.

Por agora dust daram Iran!!!

4 comentários:

  1. e o corfebol como tá por aí?

    ResponderEliminar
  2. ahah nice!:) ainda bem q tudo corre bem. tou curioso p saber desse barco :)

    olha, conseguiste entrar mesmo no templo sagrado e na mesquita de gohar shad em mashhad?

    abraço!

    padinha

    ResponderEliminar
  3. Espectáculo. Simplesmente espectacular. Desceste mesmo às cambalhotas? Conseguiste parar?! E como foste aí parar sozinho? Arranjaste uma speeder em Mashhad ou mandaste vir directamente de Tatooine?

    Parabéns a ti pela aventura, pelo trabalho e, daqui a pouco, por mais outro ano :D

    ResponderEliminar
  4. Alexaaaaandre!!! Meu companheiro de viajens e tempos idos!!! Onde andas tu??? Desci as cambalhotas se conseguir fazer o upload do video podes ver eheheh :) Quando te juntas a mim em mais uma aventura???

    Obrigado pelos parabens e espero que estejas bem!!! Grande abraco

    ResponderEliminar