quinta-feira, 13 de outubro de 2011

Hoş geldim kapadokia

Estou na Capadocia!

 Kapadokia style

Mais concretamente em Görome, uma pequena cidade no meio da capadocia. Esta algum frio e hoje nao choveu o dia todo o que foi bom, pois viajei a boleia a viagem toda!!! Isto por contraste com a viagem que fiz de autocarro entre Bursa e Ankara que custou 30 liras turcas (cerca de 11 euros) e que e melhor que andar de aviao ou comboio. Dao-nos comida, podemos ver varıos filmes a nossa escolha no pequeno ecran existente em cada lugar, dao bebidas e os assentos sao muito confortaveis!!! Nesta viagem e de salientar a diferença espantosa entre a costa e a Anatolia, e mesmo como da noite para o dia pois na parte litoral e tudo verde com platanos e pinheiros altissimos e quando entramos na Anatolia parece que chegamos ao Alentejo mas com cerca de 4 ou 5 horas de terras aridas e com colinas e mesmo montanhas, e muito giro.

Anatolia

Lago de Sal a caminho de Anksaray 

Levantei-me bem cedo e fui para a estrada nacional (que equivale a nossa autoestrada mas sem se pagar) onde esperei uma hora e meia por um camionista que me deu boleia a mim e a outro individuo ate metade da viagem, onde nos encontramos com outros camionistas, e de onde vim com o colega dele ate ao troço final da viagem que acabei por fazer a boleia noutro carro. O pessoal aqui e muito fıxe mesmo. Eles pagaram-me uns cinco chas, uma tosta e ainda falamos (tentamos) do jogo de portugal. Estes camionistas estavam a caminho de Adana onde deixaram (a esta hora ja la chegaram de certeza) a mercadoria que levavam que era comida e roupa para a Somalia ... A viagem de autocarro deve demorar entre 2 a 3 horas, a minha demorou cerca de 5 horas e conheci o Peter Frampton, os Jethro Tull, o Yussuf, o Mitat, passei umas boas horas e tudo na maior!

Yussuf

Anatolia

De resto os dias tem sido calmos e a aproveitar a simpatia e hospitalidade dos turcos que e de facto impressionante!

Comida turca (boa para engordar e saborear) 

Miudos no castelo - Ankara

Interior casa tipica turca - Cumalıkızım

Passar o tempo

Estudar o Corao - Ulu Cami, Bursa

Todo temos um adulto dentro de nos!

Ankara, onde estive uma tarde e um dia nao tem assim tanto para ver. Temos o museu da historia da Anatolia que e deveras bom e onde podemos perceber a historia da Anatolia (os diferentes periodos e povos que por aqui passaram: paleolitico; caolitico; idade do bronze; hititas; assirios; sumerios; uruitas; lidios; gregos; romanos; turcos celeucitas; otomanos; republica, tambem imensa ceramica, joias e outros artefactos), mas depois pouco mais ha para ver. Valeu pela companhıa da Noemi e da Ozlem que me acolheu e das amigas dela. De resto Bursa e uma cidade com maıs historıa na medida em que nao e uma cidade nova como Ankara e tambem por ter sido a primeira capital dos Turcos Otomanos (houve ainda os Turcos Ceulitas ou ceucelitas nao sei como se diz). Esteve chuva nas duas cidades o que tambem nao ajudou muito. De qualquer das formas o que conta e que em ambas podemos ver historia, casas tipicas turcas, muitas mesquitas, algumas coisas romanas e pouco mais.

Rei Hitita


Carta da Rainha do Egipto casada com o farao Ramses I para a rainha dos Hititas da altura

Carro de guerra Hitita

Recipientes para vinho (boi) e para agua (caneca)

Joalharia assiria

Praça Ataturk - Ankara

Castelo - Ankara

Vista do castelo - Ankara

Decidi nao ir de comboio para o Irao, mas sim de autocarro e assim ver um pouco mais da Turquia. Amanha vou aproveitar o dia para descansar em Görome e para ver as paisagens a volta da cidade (de que deixo um cheirinho) e depois no sabado vou para Ihlara onde vou percorrer o vale e entrar nas montanhas e vou tentar ficar em casa das pessoas. Ja me disseram que e possivel e uma questao de tentar. Por enquanto estou num hostel nas cavernas (como quase todos por aqui) com malta da Ucrania, Republica Checa, Coreia do Sul, Alemanha, Letonia e com os outros nao falei.

Görome

Güle güle por agora ...

2 comentários:

  1. aiiiii até tremo de pensar em você à boleia com esses camionistas :) estou a adorar estes relatos e estas fotos

    ResponderEliminar