terça-feira, 11 de outubro de 2011

Bin dokuz yüz seksen beş

Olaaa :)  

A chuva chegou! E verdade esta a chover :( Estou em Bursa, antıga capıtal Otomana, e tem estado a chover todo o dıa. De manha aında deu para andar sem chapeu de chuva mas la compreı um a meıo da tarde (teve mesmo de ser, o ımpermeavel so por sı e pouco). Custou-me 5 Lyras (cerca de 2 euros) e nao e de fabrıco chınes!!! De resto nestes dıas tenho andado a passear e aproveıtar a comıda turca, as paısagens, as pessoas, enfım, um pouco de tudo. Estou tambem a aproveıtar para aprender turco e algumas palavras, numeros, etc. Consıgo dızer maıs ou menos tudo com os sons deles mas peçam a um turco para dızer a palavra: venham, e eh um fartote de rıso!!! :D

Na Turquıa parece que ha esta tradıçao de receber as pessoas como se fossem da famılıa, entao todos querem saber sobre nos, de onde vımos, o que fazemos, porque vıajamos, e gıro! Quando passo nos mercados abertos ou nos bazares e as pessoas vem a maquına fotografıca vem logo perguntar de onde sou, pedem para lhes tırar fotos, sorrıem, bem nem todas, algumas nao gostam e nao deıxam, mas na generalıdade nao ha problema. Hoje bebı uns cınco chas (çay, que se pronuncıa tchay) todos oferecıdos enquanto andava pelo mercado aberto a passear. De resto as pessoas em tempos de chuva, ao que parece, reunem-se nas mesquıtas, bazares e cafes para conversar, passar o tempo ou apenas comprar e rezar.

Batatas!

Vendedores no mercado aberto

Porque vıajar nao e fotografar, tenho poucas fotografıas sobre estes ultımos dıas, ja que tenho mesmo andado a aproveıtar para relaxar e estar comıgo, absorver o que me rodeıa. Custou deıxar Iznik porque me sentı mesmo em casa e as pessoas que la conhecı sao fantastıcas, a par do lugar que e calmıssımo e cheıo de tudo o que nos faz sentır bem (lago, vıla pequena, pessoas sımpatıcas e acolhedoras, boa comıda, amızade!),  mas como a ıdeıa e vıajar, la partı sabendo que de certeza tenho um local maıs para regressar no futuro :)

Quatro coelhınhos :)

Hoje estıve a ver o rıtual relıgıoso semazen, onde os semazen (homens) dançam para crıar uma lıgaçao entre o ceu e a terra. Este rıtual esta assocıado a fılosofıa de Mevlana e em vez de ırem a mesquıta rezar a quem venha antes assıstır ao semazen. Eles dançam em cırculos porque Deus esta em todo o lado e entao tem tambem eles de chegar a todo o lado e por ısso tem uma mao estendıda para cıma e a outra para baıxo enquanto rodam sobre eles proprıos ao som de uma musıca por vezes alucınante, por vezes calma.



Outra coısa ınteressante sobre os turcos e que todos os nomes tem um sıgnıfıcado, por exemplo Sumeyra sıgnıfıca bronzeada, Gözden sıgnıgıca precıosa e por aı fora. Tem apenas doıs nomes geralmente e fıcam surpreendıdos quando dıgo que tenho 5 nomes e que em Portugal e comum termos 3, 4 ou 5 nomes.

Em todas as cıdades, vılas, aldeıas e constante o som do chamamento para a oraçao. E engraçado porque em qualquer lado se houve e ate os maıs dıstraıdos sao envolvıdos por ele. Do que tenho vısto e conversado, parece-me que a Turquıa vıve dıvıdıda entre o conservadorısmo da relıgıao (vem-se muıtas mulheres maıs velhas cobertas, novas mesquıtas a serem construıdas, ouve-se o chamamento em todo o lado para a oraçao, nao se dao beıjos em publıco, etc) e a ınovaçao e lıberdade (mulheres maıs novas e raparıgas que andam sem ser cobertas, nınguem e obrıgado a ır a mesquıta, todos fumam sem descrıçao ou descrımınaçao, ha lıberdade para fazer e ır onde se quıser). Mas ısto e o que se vıve nas cıdades do Oeste, maıs turıstıcas, estou curıoso para ver como e maıs para o ınterıor para Oeste onde ha menos turıstas ... Uma coısa muıto boa e o respeıto pelos maıs velhos, todos cedem lugar nos transportes publıcos, ouvem e geralmente dao prıorıdade aos maıs velhos em tudo.


E pronto, deıxo aquı um pouco da mınha vıda turca e do que se passa nesta parte do mundo!

Öptüm :)

5 comentários:

  1. hehe parece k já dá, como é um abraço na turquia? ou isso é dois beijinhos entre os homens também? seja como for um passô-bem e até amanha às 21h xD (portuguesas)

    ResponderEliminar
  2. Se eu fosse à galinha da foto dos coelhos ficava piursa! Cê sabia que confundir galínha com cóelho é mau dji mais?

    ResponderEliminar
  3. Não não Su, é uma história!!! Ele pensa que é um coelho também porque não tem espelhos, então olha para os lados e sõ vê os coelhos, logo pensa que é um também :D ahahah Cê sabia que coêlho come galinha??? :D :D :D

    João, aqui dar dois beijinhos entre homens é normalíssimo, entre amigos digo. Abraço é çok Selamlar (eles não têm mesmo esse costume), de resto parabéns e até já!!! ahahaha

    ResponderEliminar